Projeto “Biodiversidade na ponta dos dedos” está a ser dinamizado pela Câmara Municipal

07.10.2022

Imagem da saída de campo ao Castro do Zambujal

Com o objetivo de dar a conhecer e divulgar o património natural do Concelho, a Câmara Municipal tem estado, desde este ano, a dinamizar o projeto “Biodiversidade na ponta dos dedos”.

No âmbito do mesmo, entre maio e setembro, foram proporcionadas seis saídas de campo a vários espaços naturais e seminaturais do Concelho, mais concretamente à Paisagem Protegida Local da Serra do Socorro e da Archeira, à Foz do rio Sizandro, ao Parque Verde da Várzea, ao Parque do Choupal, ao Castro do Zambujal e à Mata do Convento do Varatojo.

42 participações foram contabilizadas nessas ações, no decorrer das quais se pretendeu formar os respetivos participantes na utilização da iNaturalist, uma plataforma que pode ser instalada gratuitamente no telemóvel e por meio da qual se pode contribuir para um melhor conhecimento da biodiversidade. Para se efetuar esse contributo através dessa plataforma basta registar, por meio de fotografia, um elemento natural (como um animal, uma planta ou um fungo) e submeter essa observação. Se a mesma for realizada no território do Concelho, estar-se-á a contribuir para o projeto “Biodiversidade na ponta dos dedos”.

O projeto do iNaturalist “Biodiversidade na ponta dos dedos” conta atualmente com cerca de 3.900 observações (nas quais estão registadas 1.214 espécies) e com a participação de 268 observadores.

Para o próximo ano está previsto a realização de novas ações no âmbito do projeto “Biodiversidade na ponta dos dedos”.

Última atualização: 10.10.2022 - 11:04 horas