Programa municipal voltou a convidar a população a fruir espaços públicos

12.10.2022

Imagem da atuação dos Rufinhos no

A Câmara Municipal voltou este ano a convidar a população a desfrutar de espaços públicos após a habitual época de férias de verão mediante a participação em atividades de caráter lúdico e cultural que, simultaneamente, contribuíssem para a formação de novos públicos para as artes de rua.

Tal aconteceu com mais uma edição do “Largo Co(n)vida” (cujas atividades se realizaram nos dois últimos fins de semana de setembro e no primeiro de outubro), tendo esta edição do referido programa apresentado como novidade em relação às edições anteriores do mesmo a descentralização da respetiva programação pelo território do Concelho.

Das atividades de 2022 do “Largo Co(n)vida” saliente-se os “Mercadinhos de palmo e meio” (nos quais foi possibilitado a crianças comercializarem produtos e serviços por sua iniciativa), os quais se realizaram no Largo Madre de Deus (na Zibreira), no Largo da Igreja do Furadouro, e no Parque Verde de Nossa Senhora da Nazaré (em S. Pedro da Cadeira). Esses mercadinhos foram espaço para a realização de várias ações de animação, nomeadamente de atuações musicais (a cargo dos Rufinhos) e de representações teatrais (Perdidos mas pouco, O meu avô consegue voar e O conto da raposa, apresentadas, respetivamente, pelas companhias A Bolha, Mandrágora e Historioscópio).

Também no âmbito da edição deste ano do “Largo Co(n)vida”, aqueles teatros foram representados à margem dos “Mercadinhos de palmo e meio”, em Torres Vedras (mais concretamente no Largo de Wellington, na Praça do Município e na Praça 25 de Abril, respetivamente), e a Praça Dr. Alberto Avelino foi palco para a apresentação do espetáculo de dança inclusiva Eminente - uma criação de Eliana Campos, interpretada por utentes da APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras) e alunos do Performact (curso de intérprete de dança contemporânea).

De referir, ainda, da edição deste ano do “Largo Co(n)vida”, a realização de workshops para o público infantojuvenil orientados pelas companhias que apresentaram os mencionados teatros: um workshop de autómatos (orientado por A Bolha), um denominado “Marionetas em Movimento - Mobile” (orientado pela Mandrágora) e ainda um outro denominado “Historioscópio” (orientado pela companhia homónima), sendo que os dois primeiros tiveram lugar no Espaço Porta 5 e o último na Praça 25 de Abril.

Última atualização: 13.10.2022 - 10:59 horas