Programa municipal trouxe muita animação ao litoral de Torres Vedras durante o verão

04.10.2023

Imagem de Baile Gaiteiro

O litoral de Torres Vedras teve um verão com muita animação graças ao “Santa Cruz.365 | Onda de Verão”, programa promovido pela Câmara Municipal que proporcionou de junho a setembro um vasto conjunto de iniciativas, abrangendo diversas áreas (lúdica, cultural, educativa, desportiva e ambiental) e destinadas a diversos públicos.

Das iniciativas da edição deste ano do “Santa Cruz.365 | Onda de Verão” saliente-se aquelas que trouxeram especial animação ao núcleo central de Santa Cruz e mais interpelaram visitantes e habitantes desta localidade balnear, nomeadamente as atuações em áreas artísticas como a música, a dança e o teatro (de entre as quais as de bandas filarmónicas e de ranchos folclóricos do Concelho), o evento de moda Be Fashion, o Carnaval de Verão, o Multiplicidades - Festival Internacional de Artes Performativas, as Feiras de Verão, o Cortejo Etnográfico e o festival de estátuas vivas Static.

Ainda na área cultural, refira-se outras iniciativas proporcionadas este ano no âmbito do “Santa Cruz.365 | Onda de Verão”, para além de algumas já citadas, mais concretamente as exposições que estiveram patentes no espaço Aguarela, a exposição do concurso “Torres Vedras + Verde | À Descoberta do litoral torriense”, as visitas temáticas nas áreas da arquitetura e da literatura, as sessões de cinema do ciclo “9 Graus Oeste” e as Feiras do Livro de Verão.

Direcionado especialmente para o público infantil, o referido programa proporcionou em 2023 um conjunto de propostas, das quais se realça as sessões de contação na Biblioteca de Praia e as oficinas no espaço Aguarela.

O desporto e a atividade física são também uma das apostas do “Santa Cruz.365 | Onda de Verão”, sendo de realçar da programação da sua edição deste ano um conjunto de eventos nessas áreas - o Softboard Heroes, o Santa Cruz Ocean Spirit, o Ultra Trail de Santa Cruz, o Pro Santa Cruz e a Corrida Sealand -, bem como as corridas e caminhadas realizadas no âmbito do “Santa Cruz a Mexer” e do “Torres Vedras Night Run”.

Referência ainda, do “Santa Cruz.365 | Onda de Verão 2023”, para as ações na área da educação ambiental realizadas, o evento “Marés Curtas”, o Festival Aéreo realizado em Santa Cruz e as iniciativas na área da gastronomia (provas de vinho na Azenha de Santa Cruz e Festival da Sapateira).

Última atualização: 19.10.2023 - 11:16 horas