Programa municipal de desporto sénior

07.02.2024

Imagem de atividade anual do projeto

O programa municipal de desporto sénior, que tem vindo a ser implementado desde 2005, é uma iniciativa de promoção de estilos de vida ativos e de educação para a saúde, dirigida a indivíduos residentes no Concelho, com idade a partir dos 55 anos. É o programa nuclear do plano “Mexa-se para Vida!”, sendo seu objetivo, através da prática de atividade física, estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis e facilitar a existência de contextos sociais positivos. A chave para o sucesso do programa municipal de desporto sénior tem sido a sua descentralização e democratização, a criação de uma rede de parcerias entre instituições públicas e privadas e uma metodologia que promove uma abordagem holística da saúde dos seus utentes. Mais de 1.900 munícipes distribuídos por 81 núcleos situados em todas as freguesias do Concelho integram atualmente esse programa.

Como professora do “Desporto Sénior”, tem sido uma experiência incrível e enriquecedora para mim. Poder acompanhar e ajudar seniores a manterem uma vida ativa e saudável bem como ter oportunidade de testemunhar os inúmeros benefícios que o desporto lhes pode proporcionar, tem sido extremamente gratificante. É incrível presenciar a evolução dos participantes, tanto em termos físicos como psicológicos e, principalmente ver os sorrisos nos seus rostos.

CARLA UMBELINO – professora do Desporto Sénior

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Sou professora do “Desporto Sénior” há 19 anos. Desde o seu primeiro dia que acompanho o crescimento do projeto e é muito gratificante ver a importância que os seus utentes lhe atribuem para o seu bem-estar físico, psicológico e social. Além da atividade física regular, a componente social é de extrema importância, levando a que sejamos uma grande família de quase 2.000 pessoas. O trabalho de proximidade desenvolvido durante a pandemia marcou-nos a todos.

NÁDIA SANTOS – professora do Desporto Sénior

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Frequento as aulas deste projeto maravilhoso há 19 anos e sempre com muita vontade de continuar. Para mim o “Desporto Sénior” é Juventude, Saúde, Alegria, Amizade, Convívio. Temos uma equipa de professores fantásticos, todos são muito simpáticos e bem-dispostos. Muito obrigada Câmara Municipal de Torres Vedras por nos proporcionar este projeto que muito anos de vida nos dá.

LUISA MARQUES – utente do núcleo da Maceira

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Faço parte do ”Desporto Sénior” desde que começou. É com muito orgulho que digo que este projeto veio alterar a vida de muitas pessoas para melhor, tirando-as de casa, proporcionando novos hábitos de vida, tornando-as mais ativas e saudáveis. Não me posso esquecer do apoio que tivemos na altura da pandemia. Espero que este projeto continue por muitos mais anos, para bem da nossa Juventude sénior.

ROSA MARIA – utente do núcleo do Paul

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

A ginástica para mim é a melhor das terapias. Eu estava com uma depressão, tomava medicação e estava a ser seguido por um médico. Com o “Desporto Sénior”, comecei a recuperar em tudo, seja nos movimentos, no sorriso, na parte mental, na memória, no convívio com os outros e no bem-estar geral… enfim, só coisas boas. Recuperei a alegria de viver. Fica aqui uma dica para os homens que normalmente não participam tanto no desporto sénior, para aparecerem. Vão ver que vão gostar.

PEDRO RODRIGUES – Utente do núcleo de Santa Cruz

Publicado: 07.02.2024 - 17:37 horas