Programa está a promover hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis junto da comunidade educativa

01.09.2011

Imagem de um "workshop" de culinária saudável

Promover hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis foi o objetivo de atividades dinamizadas durante o ano letivo 2010/11 junto da comunidade educativa do concelho no âmbito do programa + Saúde: Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis.

Assim, integrado no mesmo, realizaram-se um conjunto de ações dirigidas a crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico com os objetivos de aumentar o consumo de fruta, vegetais e água, diminuir o consumo de fast food, refrigerantes e doces, e melhorar a higiene pessoal; já dirigido a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário desenvolveram-se outras ações também com estes dois primeiros objetivos e ainda com o de aumentar o conhecimento relativamente às doenças sexualmente transmissíveis.

Dessas ações realce-se algumas como workshops de culinária saudável destinados a alunos e encarregados de educação, a medição do índice de massa corporal dos alunos, a comemoração do dia da alimentação nas escolas, o controle de lanches de crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, a realização de passeios pedestres e de recreios ativos abertos à comunidade e a elaboração de estudos relativos a hábitos e estilos de vida de alunos.

Desta forma deu-se continuidade ao trabalho efetuado nos dois anos letivos anteriores no âmbito daquele programa dirigido à comunidade educativa que começou por ter a designação de + Saúde: Alimentação e Atividade Física.

Esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal e inserida no Plano de Desenvolvimento em Saúde do concelho conta com a parceria do Centro de Saúde de Torres Vedras, dos agrupamentos de escolas do Maxial, dos Campelos, Padre Vítor Melícias, Padre Francisco Soares e de S. Gonçalo, da Escola Secundária com 3.º Ciclo de Madeira Torres, da Escola Secundária de Henriques Nogueira e da Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Publicado: 22.04.2013 - 18:29 horas