Programa “Conhecer o que Como” encerrou o ano letivo com almoço especial

12.07.2022

Fotografia do almoço na Escola Básica de Outeiro da Cabeça

O encerramento do ano letivo em quatro escolas básicas do Concelho foi assinalado com um almoço especial, com alimentos característicos da primavera e do verão, no âmbito do programa “Conhecer o que Como”, uma iniciativa da Aliança Contra a Fome e Má-Nutrição Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras.

No dia 23 de junho, o almoço especial decorreu na Escola Básica de Outeiro da Cabeça e foi confecionado pela Associação de Socorros de Outeiro da Cabeça. Na Escola Básica de Póvoa de Penafirme o almoço especial realizou-se no dia 24 de junho e foi confecionado pelo Grupo Desportivo Sobreirense. No dia 27 de junho, os alunos da Escola Básica de Runa tiveram o seu almoço especial, confecionado pela Casa do Povo de Runa. No dia seguinte, realizou-se o almoço especial na Escola Básica da Conquinha, que foi confecionado na cozinha municipal daquela escola.

O programa “Conhecer o que Como” incluiu três almoços especiais ao longo do ano letivo e um conjunto de atividades que visaram incutir nas crianças as noções de sazonalidade e de ciclos de produção, bem como o conhecimento dos produtos e dos alimentos que são característicos da região. Antes de cada um dos almoços, os bens alimentares que constituíram a ementa foram trabalhados em contexto de sala de aula.

Segundo a presidente da Aliança Contra a Fome e Má-Nutrição Portugal, Alda Fernandes, o programa “Conhecer o que Como” tem por objetivo “dar a conhecer às crianças o que é a alimentação e os alimentos e incutir-lhes as noções e a importância de consumir alimentos frescos, de época e produzidos localmente”.

A Câmara Municipal de Torres Vedras aderiu a este programa em 2018, com os objetivos de aumentar a literacia na educação alimentar das crianças; de melhorar a sustentabilidade e segurança alimentar; e de promover a produção local.

Publicado: 12.07.2022 - 13:00 horas