Professores do concelho de Torres Vedras estiveram em “ação na Europa”

10.08.2022

Fotografia do grupo de professores que participou no primeiro fluxo mobilidade da

“Missão Educar III – Professores em Ação na Europa” foi o projeto que levou docentes do concelho de Torres Vedras a participar em atividades e cursos em vários países europeus. O projeto, que decorre no âmbito do programa "Erasmus+”, pretendeu alterar e melhorar as políticas, práticas e estruturas educativas do Concelho.

Em setembro de 2021, quatro docentes participaram numa atividade de job shadowing (observação e acompanhamento em contexto laboral) nas escolas Vesalan Yksikkö (alunos dos 6 aos 13 anos) e Ylikiimingin Yksikkö (alunos dos 6 aos 16 anos), na cidade finlandesa de Oulu. Durante 5 dias, os professores acompanharam a organização e as dinâmicas de duas escolas de ensino público que utilizam práticas pedagógicas inovadoras assentes na autonomia dos alunos e nas novas tecnologias.

Já no segundo fluxo de mobilidades, quatro docentes e um técnico do Município frequentaram o curso estruturado Game-Based Learning and Gamification in the Classroom, que decorreu em Valência, Espanha, e Florença, Itália. Distinguir jogos educativos, identificar princípios e definições do design do jogo, utilizar jogos em ambiente educativo, criar jogos aplicados a diferentes contextos educativos e utilizar jogos para reforçar valores no seio da comunidade escolar foram os principais objetivos deste curso.

Além da formação em novos ambientes pedagógicos, os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar e partilhar experiências com docentes de outros países europeus (como Grécia, Itália, República Checa, Eslovénia, Letónia, Espanha e Bélgica). De regresso às suas escolas, os docentes partilharam com as comunidades educativas os conhecimentos adquiridos, colocando-os em prática.

O projeto, que decorreu entre outubro de 2019 e agosto de 2022, teve como objetivo formar os docentes para que proponham alterações nas políticas e práticas educativas do território e para que as implementem individual e coletivamente. Além de dotar a rede educativa de conhecimentos e competências para desenvolver as Escolas do Futuro, o projeto introduziu uma dimensão transnacional nas práticas e estratégias educativas do Concelho e aprofundou a coordenação territorial entre diferentes projetos educativos.

O projeto “Missão Educar III – Professores em Ação na Europa” foi implementado pelo consórcio Missão Educar, constituído pelo Município de Torres Vedras e pelos agrupamentos de escolas de São Gonçalo, Henriques Nogueira, Madeira Torres e Padre Vítor Melícias. No horizonte está a promoção de práticas pedagógicas adaptadas às necessidades e desafios da sociedade do século XXI, contribuindo para melhorar a preparação das futuras gerações no campo das competências digitais, da aprendizagem ao longo da vida, da participação, da cidadania e da capacidade de trabalhar e inovar.

Última atualização: 10.08.2022 - 11:19 horas