Primeiro campeão olímpico português homenageado em Torres Vedras

12.06.2015

Carlos Lopes, lenda do desporto nacional, foi homenageado em Torres Vedras com a atribuição do seu nome a uma avenida da cidade.

A respetiva cerimónia aconteceu no Dia de Portugal (10 de junho), tendo na mesma estado presente o homenageado, o vice-presidente do Sporting Clube de Portugal, Vicente Moura, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, o representante do Comité Olímpico de Portugal, João Almeida, e o presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel.

Para além dos discursos destas individualidades e do descerramento da respetiva placa toponímica, a cerimónia contou ainda com uma corrida de homenagem a Carlos Lopes, na qual participaram 33 atletas de 6 clubes que integram o Campeonato Municipal de Atletismo.

Recorde-se que Carlos Lopes foi o primeiro português a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, o que aconteceu em 1984, em Los Angeles, e logo naquela que é considerada a "prova-rainha" da competição: a maratona. A marca por ele obtida na ocasião vigoraria inclusivamente como record olímpico até 2008. Muitos dos treinos de preparação de Carlos Lopes para essa prova foram realizados na estrada nacional 8 entre Malveira e Torres Vedras, passando por Catefica, descendo aquela que é hoje a sua avenida, em direção ao Choupal, e terminando na Coutada, onde adquirira uma casa em 1972.

Tendo em conta o referido feito, bem como toda a carreira desportiva de Carlos Lopes, que incluiu, por exemplo, a conquista de uma medalha de prata na prova dos 10 mil metros dos Jogos Olímpicos de Montreal (a primeira olímpica ao nível do atletismo para Portugal) e de três de ouro no Campeonato do Mundo de Corta-Mato, a sua integridade e ética desportiva, e o facto de há vários anos residir no concelho, sendo assim um “torriense por adoção”, o presidente da Câmara Municipal propôs na reunião do executivo municipal de 26 de agosto do ano passado a atribuição do nome deste atleta a uma artéria de Torres Vedras, o que seria decidido na reunião deste órgão de 4 de novembro: «(…) Prolongamento da Rua Dr. Aurélio Ricardo Belo [Rotunda dos Cavalos – Bairro Vila Morena] e termina no Alto do Salgado, a seguir ao Casal do Arrepiado (…)». Por outras palavras, a Avenida Carlos Lopes situa-se no troço da estrada nacional 8 que liga a “rotunda dos cavalos”, na entrada/saída de Torres Vedras, à entrada/saída da localidade de Catefica, perto do acesso à A8 de Torres Vedras - Sul.

Uma deliberação agora concretizada. Uma justa homenagem a um herói nacional no Dia de Portugal…

Última atualização: 15.04.2020 - 22:00 horas