Primeira década de funcionamento do edifício do Centro de Educação Ambiental foi celebrada

22.09.2023

Imagem do momento em que se cantou os parabéns ao edifício do Centro de Educação Ambiental

O edifício do Centro de Educação Ambiental completou no passado dia 20 de setembro o seu 10.º aniversário.

Essa data foi assinalada com um conjunto de ações, tendo a mais simbólica sido o momento do cantar de parabéns a esse edifício municipal situado no Parque Verde da Várzea, que, segundo palavras proferidas pela presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, simboliza o vanguardismo do trabalho do Município em relação à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à preservação ambiental do respetivo território.

Recorde-se que a construção do edifício do Centro de Educação Ambiental seguiu princípios de Construção Sustentável, o que passou pela utilização, nesse processo, por exemplo, de materiais recicláveis e biodegradáveis, adquiridos sempre que possível a uma curta distância. Refira-se também, relativamente a esse edifício, que a sua arquitetura foi merecedora da distinção Classe A+ pelo LiderA, sendo que, em termos energéticos, o mesmo incorpora inúmeras soluções de desenho passivo, bem como um sistema híbrido integrado de energias renováveis (como o solar térmico e solar fotovoltaico).

Ainda na intervenção que proferiu antes do momento em que se cantou os parabéns ao edifício do Centro de Educação Ambiental, Laura Rodrigues frisou também o importante trabalho que os técnicos do serviço de Educação para a Sustentabilidade afeto a esse espaço têm realizado junto da comunidade escolar e da população em geral, no âmbito do qual são abordados temas como a Biodiversidade e os Ecossistemas, os Resíduos, a Energia, a Água, a Mobilidade, as Alterações Climáticas e o Consumo Consciente. Paralelamente, esses técnicos têm também estado envolvidos num conjunto de projetos de relevo na área da Sustentabilidade, como o “Ruivaco-do-Oeste | Gestão Ativa da Espécie e do Ecossistema”, o “Peixes Nativos”, o “Conhecer para Preservar I Rede Natura 2000”, o “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR” e o “EcoEscolas”.

Para além de um serviço de Educação para a Sustentabilidade, funciona também no edifício do Centro de Educação Ambiental, atualmente, recorde-se, o serviço educativo municipal “Quero ser Cientista!”, o qual complementa este primeiro serviço, um facto que foi igualmente relevado pela presidente da Câmara Municipal na sua intervenção.

Após essa alocução e o momento em que se cantou os parabéns e se cortou o bolo de aniversário, o que aconteceu propiciamente à hora do lanche, o programa comemorativo do 10.º aniversário do edifício do Centro de Educação Ambiental prosseguiu com uma ação de observação dos valores naturais do Parque Verde da Várzea com recurso ao novo guia deste parque urbano, a que se seguiu uma ação de plantação de plantas atrativas de insetos polinizadores e de construção de um hotel para insetos num dos jardins do edifício aniversariante. Após a pausa para jantar, e também no âmbito do referido programa comemorativo, foi ainda possível, no espaço exterior do edifício do Centro de Educação Ambiental, assistir à exibição do documentário Montado, O Bosque do Lince Ibérico.

Última atualização: 26.09.2023 - 10:57 horas