Presidente da Câmara participou em conferência na "Green Business Week"

04.03.2016

No âmbito da Green Business Week, que decorreu entre os dias 1 e 3 de março, no Centro de Congressos de Lisboa, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, participou na Conferência SmartCitiesLive, que teve como tema “Internet of Things”, mais concretamente no seu quinto painel: “Cluster Smart Cities”.

Moderado por Catarina Selada, diretora da Unidade de Cidades da INTELI, que foi nomeada “Personalidade do Ano SmartCities Live”, este painel abordou o referido cluster, o qual aguarda aprovação, sendo que do mesmo farão parte cerca de 50 entidades, nomeadamente empresas, centros tecnológicos, universidades, incubadoras e municípios. Este será um cluster com um modelo completamente diferente dos clusters tradicionais muito sectorizados, com uma abordagem multidisciplinar e de integração e que terá como objetivo desenvolver diversos produtos e serviços na área da energia, mobilidade, ambiente e governação, para as Smart Cities, que neste caso integram a parceria do mesmo. Este cluster pretende ainda contribuir para a eliminação de barreiras de integração e promover o desenvolvimento de processos colaborativos na área das Smart Cities.

Carlos Bernardes salientou na ocasião a importância do cluster, referindo a necessidade de desenvolver produtos e tecnologias adequados à escala e às características de cada território, sendo para isso essencial a participação dos municípios. Esta articulação entre empresas, sociedade do conhecimento e municípios permitirá criar as condições ideais para desenvolver projetos adequados às diferentes realidades municipais e também testar produtos e modelos de gestão, garantindo a possibilidade de replicação e promovendo a criação de valor ao nível nacional.

Última atualização: 09.03.2020 - 15:02 horas