Prémio "Cidades de Excelência 2008-2009" atribuído à câmara municipal

09.07.2009

A estratégia de Torres Vedras na rede Ecos foi distinguida no âmbito dos prémios Cidades de Excelência 2008-2009, promovidos pelo jornal Planeamento e Cidades.

A candidatura apresentada pela câmara municipal, que se focalizou na referida temática, obteve o 1.º prémio na secção Inovação daquela iniciativa, tendo a respectiva distinção sido entregue no dia 26 de Junho, na Fundação Serralves, no Porto.

Recorde-se que a estratégia de Torres Vedras na rede Ecos divide-se em três núcleos: a transformação de Santa Cruz numa Eco Urbe; a criação do Pólo Tecnológico Integrado das Energias Renováveis de Torres Vedras; e a construção do novo edifício do Centro de Educação Ambiental com orientações ambientais.

Relativamente aos projectos inseridos naqueles dois primeiros núcleos refira-se alguns: a disponibilização de meios de mobilidade “suaves” em Santa Cruz; a construção de uma “casa sustentável” (que acolherá o Centro Azul e o Gabinete de Apoio à Microgeração) igualmente nesta última localidade; a instalação de sistemas de reciclagem e reutilização de águas residuais para rega da zona da Ribeira da Estacada, também em Santa Cruz; e a criação de um centro de investigação tecnológica aplicada (abrangendo as energias solar, eólica, das ondas e do hidrogénio e a biomassa).

Publicado: 22.04.2013 - 18:22 horas