Porto de pesca da Assenta vai ser requalificado

02.12.2019

Imagem do porto de pesca da Assenta

A adjudicação da empreitada para a requalificação do porto de pesca da Assenta e construção do respetivo muro de contenção foi aprovada na mais recente reunião da Câmara Municipal.

Esta empreitada foi adjudicada à empresa MAFIR – Construções, Lda, por um valor de 246.638 euros.

A referida intervenção pretende, por um lado, melhorar a proteção ambiental na respetiva zona costeira, já que as estruturas existentes condicionam negativamente a ação hidrológica das águas pluviais sobre a arriba, acelerando os processos erosivos e aumentando a instabilidade da mesma, e por outro, contribuir para a melhoria das condições de trabalho e de segurança atualmente existentes naquele porto de pesca artesanal.

No âmbito desta obra está prevista a criação de uma nova zona de instalações de apoio à pesca, com a colocação de oito blocos que vão servir de armazéns de aprestos, sendo que um dos blocos comporta uma instalação sanitária de utilização coletiva equipada com duche.

A intervenção de requalificação do porto de pesca da Assenta inclui ainda a instalação de um guincho que possibilitará a alagem de embarcações com maiores dimensões (seis toneladas), atraindo-se, assim, novas embarcações para este porto e, consequentemente, aumentando a competitividade do mesmo.

A intervenção será comparticipada em 141.018 euros pelo Programa Operacional MAR2020, Portugal2020 e União Europeia, por meio do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.

Última atualização: 05.12.2019 - 18:59 horas