Poluição marítima de plásticos deu origem a exposição

29.01.2020

Uma exposição que aborda a poluição marítima causada por plásticos foi inaugurada este sábado, dia 25 de janeiro, no Centro de Educação Ambiental.

Da autoria da bióloga marinha Ana Pêgo, esta mostra, composta por vários núcleos, é constituída por exemplares de plásticos recolhidos em praias de diversos pontos do país, os quais são apresentados ora agrupados em coleções, ora isoladamente ora apenas em fragmento.

Plasticus Maritimus - Uma Espécie Invasora é o nome desta exposição, a qual estará patente até 21 de junho naquele equipamento municipal.

Segundo a autora da mesma: “Plasticus maritimus é o nome científico de uma espécie exótica marinha que tem proliferado em todos os oceanos e praias do mundo. É uma espécie invasora, bem adaptada a todos os ambientes, que representa uma grande ameaça para as comunidades biológicas nativas e, por consequência, para o Homem”.

Foi a partir da recorrente observação e recolha de objetos de plásticos em praias que Ana Pêgo concebeu esta exposição, o que foi antecedido, no final de 2018, pelo lançamento de um livro intitulado Plasticus Maritimus (editora Planeta Tangerina).

Na inauguração da exposição o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, relevou o “trabalho de ourives” realizado por Ana Pêgo para a concretização da mesma, enquadrando a iniciativa como um contributo do Município na luta contra a poluição nos oceanos, num momento em que é necessário, segundo as suas palavras, "dar o alerta vermelho para as questões ambientais”.

Plasticus Maritimus - Uma Espécie Invasora será alvo de exploração pedagógica por parte da comunidade escolar do Concelho.

Mais informação sobre a mesma pode ser obtida pelos números de telefone: 261 314 163 / 918 773 342; ou pelo e-mail: cea@cm-tvedras.pt.

Última atualização: 20.02.2020 - 22:22 horas