Plantação de 500 árvores no antigo Vazadouro Municipal

27.11.2020

Fotografia da ação

No dia 21 de novembro, realizou-se uma ação de florestação do terreno do antigo Vazadouro Municipal. Nesta iniciativa, que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e de um grupo de Escuteiros do Agrupamento de São Mamede da Ventosa, foram plantadas 500 árvores, numa área de 2 hectares.

A ação integra um plano de requalificação daquela propriedade, onde funcionou até 2001 o Vazadouro Municipal, que contempla a arborização de 10,5 hectares com 3600 árvores. A seguradora Allianz contribuiu para a florestação desta propriedade, com a cedência de 2000 árvores, através do programa PRONATURA, promovido pela ANEFA.

Pinheiro manso, sobreiro, carvalho português, medronheiro, alfarrobeira, bétula e freixo foram algumas das espécies plantadas neste terreno, onde se encontram atualmente os Viveiros Municipais e o Canil Municipal.

Esta plantação marca o início do processo de arborização de propriedades municipais, no âmbito o programa “Floresta nas Linhas 20.30”. A arborização destes terrenos com espécies autóctones tem como objetivos o aumento de biodiversidade local, a diversificação de produtos, bens e serviços florestais, a adaptação do ecossistema face às alterações climáticas, a redução da perigosidade de incêndio, a melhoria da qualidade do solo, a redução do risco de erosão, e a criação de espaços verdes naturalizados.

Última atualização: 27.11.2020 - 21:08 horas