Plano Estratégico para o Turismo de Torres Vedras foi apresentado

27.09.2016

No dia em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, este ano subordinado ao tema “Turismo para Todos - Promover a acessibilidade para todos”, foi apresentado o Plano Estratégico de Turismo Sustentável para o Concelho de Torres Vedras.

A cerimónia, que decorreu no Auditório dos Paços do Concelho, contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes; da vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino; do presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado; da representante do Turismo de Portugal, Isabel Feijão; e da coordenadora técnica e de desenvolvimento do Plano Estratégico de Turismo Sustentável para o Concelho de Torres Vedras, Dulcineia Ramos.

De acordo com Carlos Bernardes, presidente da autarquia, o Município de Torres Vedras tem vindo a desenvolver um trabalho importante em termos de planeamento estratégico e chegou, finalmente, a altura de se apresentar um plano na área do Turismo que possa servir de orientação até 2020. Este plano resulta de um trabalho conjunto desenvolvido por uma pessoa externa à câmara municipal, a Professora Dulcineia Ramos, em colaboração com vários técnicos da autarquia, agentes turísticos e outros atores e parceiros que operam no território de Torres Vedras. Segundo o presidente da câmara “este plano servirá de ponto de partida para orientar o trabalho, em matéria de Turismo, considerando as características patrimoniais, culturais e sociais do território de Torres Vedras e explorando as suas potencialidades, com o objetivo de atrair turistas e visitantes”.

Já Ana Umbelino, vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, agradeceu a todos os que, de forma empenhada, se envolveram no processo de desenvolvimento deste plano estratégico, enaltecendo a importância de se tratar de um processo de trabalho em rede. O grande objetivo deste documento é a “afirmação do território de Torres Vedras como um destino de qualidade, diferenciado, sustentável e inclusivo” e o mesmo reflete a visão dos agentes/atores que operam no nosso concelho. “O Município teve na criação deste plano um papel catalisador, mas este é um plano que pertence a todos os que nele participaram”.
Isabel Feijão, que interveio enquanto representante do Turismo de Portugal, parabenizou o Município de Torres Vedras pela apresentação do Plano Estratégico de Turismo Sustentável, referindo que “todos nós temos um papel importante no ecossistema do Turismo” e que é necessária uma participação ativa de todos os agentes envolvidos neste ecossistema, sejam turistas, profissionais do setor ou instituições, para a definição de planos estratégicos mais eficazes.

A intervenção de Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, foi também no sentido de congratular Torres Vedras pela apresentação deste Plano , referindo que a “antecipação” nesta matéria coloca este território na “linha da frente”. Pedro Machado apresentou ainda três pontos essenciais necessários para garantir a sustentabilidade do setor/atividade turística, nomeadamente: a qualificação do produto turístico, a qualificação da oferta turística e a qualificação da experiência turística.

A apresentação do Plano Estratégico de Turismo Sustentável para o Concelho de Torres Vedras foi realizada pela sua coordenadora técnica e de desenvolvimento, professora Dulcineia Ramos, que apresentou de forma resumida a visão, missão e objetivos deste documento, com destaque especial para a melhoria das condições do território (infraestruturas, equipamentos e serviços) que possibilitem que o turismo do concelho se desenvolva de forma qualitativa, sustentável e beneficie/valorize a economia local. Seguiu-se a explicação da análise estratégica, do plano de ação, do programa de implementação e monitorização do plano.

No campo da análise estratégica, realce para alguns dados importantes. Assim, destaque-se que este plano contou com a participação de 162 agentes locais e externos que elegeram dez ações como prioritárias para o desenvolvimento turístico do concelho. Nesta componente de análise, ficou ainda definido que o principal motivo da visita ao nosso território se prende com a categoria “Sol e Mar”, seguida de “Gastronomia e Vinhos”. França (27%), Inglaterra (19%), Espanha (18%) e Alemanha (12%) constituíram mercados estratégicos do turismo do concelho, entre 2011 e 2015, e temos como mercados potenciais a Holanda, a Suécia, a Dinamarca e a Suíça. Tendo em consideração os dados resultantes da análise estratégica realizada, foram definidas 64 ações que compõem o plano de ação.

Toda a informação constante do Plano Estratégico de Turismo Sustentável poderá ser consultada aqui.

Última atualização: 29.10.2019 - 15:54 horas