Pilotos que cruzaram o continente europeu em planadores foram recebidos em Santa Cruz

28.08.2023

A presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, em conjunto com o presidente do Aeroclube de Torres Vedras, João Francisco, e o presidente da Junta da Freguesia da Silveira, Luís Pedro Silva, recebeu, no passado dia 24 de agosto, no aeródromo de Santa Cruz, dois pilotos lituanos que efetuaram uma travessia em avião planador sem motor entre o seu país e Portugal, bem como a respetiva equipa de apoio.

Cruzando a Polónia, Alemanha, França e Espanha, numa viagem de 3.500 km, que teve início no dia 11 de agosto, Ignas Bitinaitis e Algirdas Šimoliūnas realizaram a derradeira aterragem no âmbito da mesma no aeródromo de Coimbra, sendo que o final da travessia estava previsto acontecer no aeródromo de Santa Cruz, o mais ocidental da plataforma continental europeia, para onde aqueles pilotos se deslocaram posteriormente.

De realçar que a recente travessia realizada por Ignas Bitinaitis e Algirdas Šimoliū foi a mais longa efetuada até hoje no continente europeu em avião planador sem motor, a qual é comemorativa do 90.º aniversário do voo de travessia do Atlântico protagonizado pelos pilotos compatriotas Darius e Girėnas.

Última atualização: 29.08.2023 - 10:53 horas