Parceiros do projeto “CAPonLITTER” visitaram Santa Cruz

27.04.2022

Fotografia do grupo que visitou Santa Cruz.

Os parceiros da Câmara Municipal de Torres Vedras no projeto “CAPonLITTER – Capitalizar boas práticas de gestão costeira e melhorar políticas para prevenir o lixo marinho” participaram numa visita a Santa Cruz, que decorreu no passado dia 19 de abril. A visita àquela zona costeira contou com representantes de organizações de Espanha, Grécia e Bulgária, que ficaram a conhecer algumas boas práticas municipais no que toca à redução do lixo marinho.

Cerca de 20 participantes integraram a visita, que teve como objetivo dar a conhecer a gestão municipal das praias e eventos costeiros, destacando a gestão sustentável e a literacia sobre resíduos, assim como atividades que contribuem para combater o recurso a plástico de utilização única e a redução do lixo marinho.

O encerramento da primeira fase do projeto ficou marcada por uma reunião em Creta, Grécia, entre 11 e 14 de abril, que contou com a participação da Câmara Municipal de Torres Vedras, assim como de todos os membros e atores envolvidos no projeto. O objetivo do encontro passou pela apresentação dos Planos de Ação Regionais dos vários parceiros.

A Câmara Municipal é parceira do “CAPonLITTER” desde 2019. Trata-se de um projeto de cooperação europeu dedicado à gestão do lixo marinho, integrado no programa “Interreg Europe”. No horizonte está o desenvolvimento de comunidades costeiras comprometidas com zero resíduos; praias e eventos costeiros com zero resíduos de plástico; e planos de gestão para prevenir lixo marinho e melhorar a recolha e reciclagem de resíduos nesses locais costeiros.

Torres Vedras é um dos três municípios portugueses envolvidos no projeto, que é coordenado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e que se divide em duas fases: a primeira fase é dedicada à aprendizagem inter-regional e elaboração dos Planos de Ação Regionais, enquanto a segunda fase contempla a implementação e acompanhamento dos respetivos planos.

Publicado: 27.04.2022 - 12:11 horas