“Olhar em Roda” abordou em filme a comunidade cigana torriense

17.01.2017

A comunidade cigana torriense foi abordada num “Olhar em Roda” apresentado no dia 15 de janeiro, no Teatro-Cine.

Trata-se de um projeto de cinema desenvolvido entre maio e dezembro, cofinanciado pelo FAPE – Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (o qual é gerido pelo ACM – Alto Comissariado para as Migrações) e promovido pelo ATV – Académico de Torres Vedras, em parceria com a Câmara Municipal, Grupo Ativo Comunitário de Torres Vedras, Associação Letras Nómadas e Grupo Desportivo e Recreativo da Boavista Olheiros.

Este documentário foca as vivências e raízes da comunidade cigana de Torres Vedras, uma comunidade aqui radicada há cerca de um século, segundo o membro da mesma, atual secretário de estado das Autarquias Locais e anterior presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel.

Na ocasião, a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino, referiu a cumplicidade que tem existido com a comunidade cigana local na desconstrução de mitos e estereótipos relativos à mesma.

Já a presidente do Académico de Torres Vedras, Matilde Rebelo, realçou a importância do trabalho apresentado até para mostrar o enriquecimento que tem trazido à cultura torriense aquela comunidade.

De referir que no início da sessão, que se integrou no ciclo Café com Filmes, dinamizado pelo Académico de Torres Vedras, fora apresentado o filme "Experiencing ROMED in Portugal" (Documentário do Viver o ROMED em Portugal), da autoria de Tiago Cravidão.

No final da sessão houve lugar a uma conversa em torno dos filmes exibidos, na qual sobressaiu a preocupação relativamente ao futuro dos jovens da comunidade cigana local que já não passará, como em gerações anteriores, pela atividade de venda em feiras, tendo nesse sentido se abordado a continuação do desenvolvimento de esforços para a integração profissional e social dos jovens da mesma.

Última atualização: 04.10.2019 - 16:15 horas