O que se faz nas escolas depois das aulas?

08.04.2021

Fotografia onde se vê um grupo de cinco crianças. todos de boné e de pá na mão, a brincar na terra.

Há muito que aprender não é sinónimo apenas das salas de aula. Desde o ano letivo 2006/2007 que as crianças do primeiro ciclo do Concelho participam em Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) que decorrem nas suas escolas, depois das aulas. Em Torres Vedras, cerca de 3000 crianças participam nas atividades promovidas pelo Município em parceria com várias entidades.

Brincar ao ar livre é fundamental para o desenvolvimento dos mais pequenos. E, em Torres Vedras, as crianças de todas as escolas do primeiro ciclo podem fazê-lo através da AEC “Um, Dó, Li, Tá”. O objetivo passa por levar as crianças para a rua, onde podem criar e reinventar materiais e espaços de brincadeira da forma mais livre possível. “Brincar” é a palavra de ordem desta AEC, que surgiu através de uma parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras, os agrupamentos de escolas e a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

A atividade física e o brincar também são importantes ferramentas no combate ao sedentarismo e ao excesso de peso. Por isso, depois de várias horas na sala de aula, os alunos do 1º ciclo podem descobrir e desenvolver as suas capacidades motoras através da AEC de Atividade Física e Desportiva. Ao todo, são duas horas semanais de atividade, que resultam da parceria com a Associação de Melhoramentos de A dos Cunhados e a Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras.

E porque se pode explorar o corpo e o espaço de várias formas, os alunos do 3º e 4º ano também o podem fazer ao trabalhar a Expressão Musical com os professores da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, que os visitam uma vez por semana. Já os alunos do 1º e 2º ano podem trabalhar a Expressão Dramática através dos projetos “Ser a Brincar” (em parceria com o ATV - Académico de Torres Vedras) e “Triângulo das Artes”.

Além das atividades comuns a todos os alunos, as escolas do Concelho desenvolvem as suas próprias atividades direcionadas ao 3º e 4º ano, de acordo com a sua identidade e o seu projeto educativo.

No Agrupamento de Escolas Madeira Torres os alunos começam o seu contacto com o voleibol, enquanto os alunos do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira integram o projeto “Criarte”: uma parceria entre o Município e o ATV que aproxima os alunos da arte e dos seus criadores através das artes plásticas. No Agrupamento de Escolas de São Gonçalo a aposta faz-se na robótica, introduzindo as novas tecnologias junto das crianças. Já no Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, os alunos podem integrar a AEC de percussão, desenvolvida em articulação com a Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues.

Durante as atividades, os alunos são acompanhados por assistentes operacionais designados especificamente para o efeito. A flexibilização dos horários curriculares (quando necessário) e as parcerias com associações locais são outras características que enriquecem o desenvolvimento destas atividades. Afinal, em Torres Vedras faz-se uma aposta forte na implementação das AEC, com um investimento superior a meio milhão de euros por ano.

Rita Santos

Última atualização: 08.04.2021 - 09:37 horas