O “doce sabor de Torres Vedras” em festival pelo quarto ano

15.11.2014

Aquele que é o sabor mais caraterístico de Torres Vedras teve pelo quarto ano consecutivo um festival que o promoveu.

Ao 4.º Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras aderiram quinze marcas (Fábrica Coroa, Carmitas, Maria Adelaide, Fábrica Brasão, Império, Serra da Vila, A Brasileira de Torres, Doce do Oeste, O Segundo, Furinho, Pãozinho da Avenida, Cantinho Amarelo, Pastelaria Flor, Pérola do Atlântico e Sotopal) que foram promovidas no Pavilhão Multiusos entre os dias 25 de outubro e 11 de novembro numa zona de exposição e venda, onde aos fins de semana se proporcionaram provas.

No âmbito deste festival foi mais uma vez escolhido o melhor pastel de feijão, tendo sido de novo premiada a marca Coroa após a realização da respetiva prova cega, que teve lugar no dia 4 de novembro, com um júri especializado (constituído por Edite Robalo, Renato Valente, Chefe Jorge Ferreira, Chefe Marlene Vieira, Antonieta Quinta Queimada, Carlos Antunes, Bruno Esteves e Nuno Correia), que foi orientado tecnicamente pela associação Qualifica. Por essa razão os pastéis de feijão Coroa continuam a ser utilizados nas ofertas institucionais da Câmara Municipal.

Já o concurso “A minha sobremesa…”, que também voltou a realizar-se, no dia 8 de novembro, teve este ano como vencedor António Amorim, do restaurante “A”, que foi quem melhor soube recriar os ingredientes da receita tradicional do pastel de feijão. O respetivo júri foi constituído pelos chefes Mário Vieira Cruz, Jorge Ferreira e Vítor Silva. Também participaram neste concurso Luís Henrique Batista da Silva, a Pastelaria Flor, Catarina Filipa Silva Bernardes (da Escola de Serviços e Comércio do Oeste) e Ana Rosa Gomes Duarte (da empresa Moinhos da Capucha).

Recorde-se que o pastel de feijão é o doce de Torres Vedras, faz parte do legado dos torrienses. É um dos sabores que representa a sua identidade, apurado pelo passar dos séculos, amassado por mãos conhecedoras e saboreado por milhares. E quem passa por Torres Vedras… cada vez mais não deixa de passar sem uma caixa de pastéis de feijão levar!

Daí a realização daquele evento, que é organizado pela Câmara Municipal com a parceria da ACIRO (Associação Comercial e Industrial da Região Oeste), da associação Qualifica, da Biotrab e de produtores de pastéis de feijão de Torres Vedras.

O Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras integrou-se mais uma vez nas Festas da Cidade que foram organizadas pelo Município, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab e tiveram como água oficial as Águas do Vimeiro.

Última atualização: 04.10.2022 - 13:01 horas