Novembro foi, pelo terceiro ano, Mês da Ciência no Concelho

11.12.2019

Pelo terceiro ano consecutivo, o Município organizou a iniciativa “Novembro, mês da Ciência & Tecnologia”, de forma a assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro).

O programa da mesma incluiu este ano mais de 30 atividades dirigidas ao público escolar e ao público em geral, nas quais se contabilizaram cerca de duas mil participações.

Tal como nas suas edições anteriores, da iniciativa constou a atividade “Ciência, o que se faz por cá?”, com  a realização de visitas de estudo, dirigidas a alunos do 9.º ano de escolaridade e do ensino secundário, nas quais se dá a conhecer instituições sedeadas no Concelho, que estão envolvidas em projetos de investigação científica, ou que utilizam tecnologia com interesse para a comunidade escolar. Associaram-se a esta atividade, em que se contabilizaram 463 participações, as seguintes entidades: Grupo Linos, Tecnimede, Sociedade de História Natural, Eugster&Frismag, Noras Performance, Campus Neurológico Sénior, Uavision, Queijo Saloio e Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

A programação do “Novembro, mês da Ciência & Tecnologia” incluiu também de novo a realização de um conjunto de tertúlias/palestras, mais concretamente: Agricultura intensiva e sustentável - uma prática possível!, proferida por Ricardo Braga, do Instituto Superior de Agronomia; Biotecnologia - soluções inteligentes para problemas ambientais, proferida por Vítor Sérgio e Pedro Teixeira, da Bio Task; Valorização dos recursos biológicos marinhos, proferida por Sara Novais, do Mare – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Instituto Politécnico de Leiria; Marés do mar e do espaço, proferida por Roberto Gamboa, também deste último instituto; Estamos a aquecer, e agora?, proferida por Carlos da Câmara, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Sérgio Leandro, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Sandra Pedro, técnica da Câmara Municipal, e António Gonçalves, da LabAberto Fab Lab; e Portugal é um pais de terramotos. O que devemos saber e o que podemos fazer?, proferida por João Moedas Duarte, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 304 participações foram contabilizadas nestas ações.

O programa da iniciativa incluiu este ano também a realização de workshops sobre temáticas diversas (tais como Basic, Modelação 3D, Anprino e Schach & Makey Makey), dirigidos à comunidade escolar e ao público em geral, nos quais se registou 180 participações.

A área da Conservação da Natureza também esteve presente em 2019 no “Novembro, mês da Ciência & Tecnologia”, mediante a realização da ação de sensibilização “Tubarões e Raias - Conhecer para Proteger”, a qual resultou de uma parceria entre o Centro de Educação Ambiental e o Mare – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tendo nesta atividade participado alunos de vários níveis de escolaridade, desde o 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário. O Dia Nacional do Mar (16 de novembro) foi comemorado com uma sessão desta atividade dirigida a famílias. Nestas ações participaram 321 pessoas.

Já o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro) foi dedicado às famílias, com a atividade “Dia da Ciência e Tecnologia - vem experimentar!”, na qual se proporcionou várias possibilidades de exploração livre e orientada nas áreas da programação, robótica, eletricidade e biologia.

A astronomia também foi contemplada nesta terceira edição do “Novembro, mês da Ciência & Tecnologia”, nomeadamente com a atividade “Viagem pelo céu noturno - planetário insuflável”, a qual foi dinamizada pela equipa do Parque Astronómico - Centro de Ciência Viva de Constância, que proporcionou sessões dirigidas ao ensino pré-escolar, 1.º ciclo do ensino básico e a famílias, as quais contaram com 240 participações.

O Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, que se comemora em 2019, não foi esquecido neste “Novembro, mês da Ciência & Tecnologia” - no dia 26 de novembro, o Teatro-Cine recebeu o show de ciência “Química por tabela 2.0” , dinamizado pela Fábrica - Centro de Ciência Viva de Aveiro, no qual participaram 300 alunos do 3.º ciclo do ensino básico.

Também integrado nesta terceira edição da iniciativa, foi dinamizado mais uma vez a “Semana da Ciência & Tecnologia no LabCenter”, tendo nesse âmbito esse espaço acolhido atividades que contaram com a colaboração do Politécnico de Leiria, do LabAberto Fab Lab, da ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática), do Clube de Robótica da Escola São Gonçalo e dos serviços educativos municipais Robótica para Todos, da Biblioteca Municipal e Quero ser Cientista.

Ainda no âmbito do “Novembro, mês da Ciência & Tecnologia” de 2019 estiveram disponíveis no Torres Vedras LabCenter várias mostras, relativas: à Feira de Ciência - mãos na massa; ao projeto “On Stage”; a projetos da atividade de enriquecimento curricular Robótica para Todos; a projetos do Clube de Robótica da Escola São Gonçalo; a projetos da ANPRI; a projetos do LabAberto Fab Lab; e ao Livro Científico, dinamizada pela Biblioteca Municipal.

O “Novembro, mês da Ciência & Tecnologia” integrou-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal do Oeste, o qual é financiado pelo Centro 2020 | Portugal 2020 | União Europeia – Fundo Social Europeu.

Última atualização: 16.12.2019 - 15:03 horas