Nove décadas de existência da Biblioteca Municipal foram comemoradas

21.02.2024

Imagem do momento do cantar de parabéns

A Biblioteca Municipal de Torres Vedras celebrou no passado dia 19 de fevereiro o seu 90.º aniversário.

Esse facto foi assinalado com uma atividade comemorativa, que aconteceu ao final da tarde, no espaço do equipamento aniversariante, a qual terminou com um momento em que se cantou os parabéns ao mesmo e se brindou à já sua longa existência.

A atividade tivera início com a leitura de um conto de Valter Hugo Mãe, intitulado Bibliotecas (integrante do livro Contos de cães e maus lobos), pela técnica da Biblioteca Municipal, Sara Bray, a que se seguiu uma intervenção da vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, que, na mesma, frisou a importância da atividade das bibliotecas: “Quando tudo se desmorona o que resta, o que sobrevive, é a cultura, e a cultura encontra no livro o seu maior símbolo. É também no livro, depósito de humanidade, que a civilização finca o seu mais sólido esteio”. Na sua alocução, Ana Umbelino aproveitou para fazer uma resenha da história da Biblioteca Municipal, a qual foi criada a partir de uma proposta feita em 1930 à Câmara Municipal por António França Borges (na altura vogal na Câmara Municipal) e da aquisição, no ano seguinte, da livraria do estudioso torriense Júlio Vieira. Localizada inicialmente no espaço onde funcionou a primeira escola secundária municipal de Torres Vedras, a Biblioteca Municipal “viajou” em 1944 para instalações da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, e, posteriormente, em 1993, para um espaço onde atualmente funcionam os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, até se fixar, no dia 25 de abril de 2016, no edifício das extintas Moagens Clemente. Ao longo dos anos, doações de particulares e de associações foram enriquecendo o acervo da Biblioteca Municipal, tendo Ana Umbelino referido alguns dos passos que esta biblioteca deu nas décadas recentes, como foram os casos da sua integração na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, da implementação do seu serviço educativo, da criação da rede concelhia de bibliotecas escolares, da abertura da Biblioteca de Praia, da formação de uma comunidade de leitores, da dinamização do Plano Local de Leitura e do alargamento dos seus serviços. Segundo a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, para quem o “livro e a leitura jamais serão objeto e prática anacrónica”, os novos desafios das bibliotecas prendem-se com a transição digital, sendo de referir a esse propósito a apresentação do novo site da Biblioteca Municipal, que aconteceu também no decorrer da atividade comemorativa do 90.º aniversário desse equipamento.

Efetuada pela bibliotecária responsável da Biblioteca Municipal, Goretti Cascalheira, essa apresentação deu a conhecer uma componente agora presente no site desta biblioteca, denominada “Biblioteca digital”, por meio da qual se tem acesso à Hemeroteca Digital de Torres Vedras. Neste serviço, que tem como objetivo “reunir e divulgar, num ponto de acesso único e universal, as publicações periódicas de fundo local, publicadas em Torres Vedras e sobre a Região Oeste”, são para já disponibilizados 15 títulos de jornais de fundo local, publicados entre 1885 e 1953, bem como a revista municipal Torres Vedras. Refira-se que a coleção da Hemeroteca Digital de Torres Vedras está em construção e em permanente atualização. Ainda por meio da “Biblioteca digital” do site da Biblioteca Municipal são disponibilizados documentos iconográficos, Ebooks e o Fundo Adão de Carvalho. Para além da “Biblioteca digital”, o atual site da Biblioteca Municipal, que conta com uma imagem mais moderna e atrativa que o anterior, proporciona, em comparação com esse, novas opções, como uma área de “Destaques” e uma de “Novidades Bibliográficas”.

A presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, também fez questão de marcar presença na atividade celebrativa do 90.º aniversário da Biblioteca Municipal, tendo, na ocasião, realçado a importância do equipamento para a comunidade, atestável pela sua elevada utilização. Nas palavras de Laura Rodrigues, a Biblioteca Municipal é “um local de encontro”, de “multiculturalidade”, onde se tem “construído a cidadania”. É, no fundo, um “espaço de Democracia”, onde “cabe toda a gente”. Ainda na sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal aproveitou para homenagear todos os cidadãos que têm desempenhado funções de direção na Biblioteca Municipal, tendo, a esse propósito, entregue simbolicamente a Luís Andrade Santos (que exerceu funções de diretor da Biblioteca Municipal entre 1975 e 1990) uma oferta institucional.

De referir, ainda, que, também no âmbito da celebração do 90.º aniversário da Biblioteca Municipal, abriu ao público, igualmente no dia 19 de fevereiro, no espaço desse equipamento, uma exposição documental que aborda a história do mesmo. 90 anos de Memórias da Biblioteca Municipal de Torres Vedras pode ser visitada até 9 de março.

Última atualização: 28.02.2024 - 14:29 horas