Museus foram de novo celebrados em Torres Vedras

24.05.2022

Imagem do ateliê de criação de placas de xisto

“O Poder dos Museus” foi o tema escolhido este ano para o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), iniciativa à qual, como tem acontecido em anos anteriores, o Município se associou.

Nesse âmbito, no dia da efeméride, o Museu Municipal Leonel Trindade recebeu uma visita de 23 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade da Escola Básica e Jardim de Infância do Barro, os quais tiveram oportunidade de, inicialmente, efetuar uma visita à exposição Histórias do Zambujal, a que se seguiu a participação num ateliê de criação de placas de xisto.

Já à noite, também de forma a assinalar o Dia Internacional dos Museus, os participantes no “Torres Vedras Night Run” (269, na ocasião) passaram pelo Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho.

Igualmente relacionado com a associação do Município ao Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de maio foram proporcionadas visitas gratuitas ao Museu Municipal Leonel Trindade, ao Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras, ao Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras e ao Centro de Artes e Criatividade, e, no dia 21 de maio, a estes quatro primeiros equipamentos municipais, tendo nesse âmbito se contabilizado 95 entradas. Também integrado na programação do Município relativa à referida efeméride, no dia 21 de maio, no Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras, foi ainda possível assistir gratuitamente à exibição do documentário Caminhos da memória: A trajectória dos Judeus em Portugal e do filme O Cônsul de Bordéus.

Consciencializar para o poder que os museus têm na transformação do mundo ao nosso redor foi este ano o principal objetivo do Dia Internacional dos Museus. De facto, estes equipamentos culturais são lugares únicos de descoberta, os quais nos ensinam sobre o nosso passado, abrindo as nossas mentes para novas ideias, dois passos essenciais na construção de um futuro melhor.

Recorde-se que o Dia Internacional dos Museus, festa que reúne museus de todo o mundo e que foi instituída em 1977 pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM), constitui uma jornada de celebração dos museus e de consciencialização pública sobre o seu papel no desenvolvimento da sociedade.

Última atualização: 25.05.2022 - 10:56 horas