01.11.2011

Museu Municipal Leonel Trindade

Um museu não é um local passivo onde se acumulam objetos. Constitui antes uma ferramenta fundamental para a interpretação da cultura e educação dos Homens. Nesta edição vamos abrir-lhe as portas do Museu Municipal Leonel Trindade, apresentar-lhe a equipa de trabalho e explicar-lhe quem é quem!

O Museu Municipal Leonel Trindade (MMLT) foi fundado em 1929 e possuía um conjunto de coleções representativas do valor artístico e histórico do passado de Torres Vedras. As investigações arqueológicas, as recolhas sistemáticas e várias doações, permitiram o aumento significativo do espólio do MMLT, cujo acervo é atualmente composto por importantes coleções de arqueologia, epigrafia, pintura antiga, arte sacra, cerâmica, faiança, porcelana, azulejaria, numismática, etnografia, mineralogia, paleontologia, bem como pelos núcleos históricos dedicados às Linhas de Torres Vedras.

Da esquerda para a direita: Paulo Ferreira, Carlos Anunciação, Rui Brás, Anabela Pascoal, Vítor Teles, Paula Oliveira, Rui Silva, Francisca Ramos, Carla Santos, Mara Eleutério e Ana Margarida Nunes

MUSEU QUE SABE RECEBER

Ana Margarida Nunes

Assegura a receção do museu, atende os visitantes e promove a venda das publicações e restantes produtos existentes para venda.

Anabela Pascoal

Assegura a vigilância das salas de exposição e colabora com os serviços administrativo e pedagógico.

Vítor Teles

Assegura o serviço administrativo. Gere a agenda de marcações do serviço pedagógico, bem como a bilheteira online.

MUSEU VIVO E DIVERTIDO

Francisca Ramos

Responsável pela programação e coordenação das atividades de exploração pedagógica em torno das exposições patentes. No âmbito do serviço de animação e extensão cultural, promove a programação de atividades a implementar em datas comemorativas inerentes ao museu.

Carla Santos e Mara Eleutério

Implementam as atividades programadas para o serviço pedagógico e serviço de extensão cultural, através de visitas guiadas, exploração pedagógica das exposições e desenvolvimento de ateliês nos estabelecimentos de ensino e outros equipamentos culturais. São elas que, de forma muito divertida, descodificam informação junto dos mais novos!

MUSEU QUE ESTUDA, ORGANIZA E CONSERVA

Rui Brás

Chefe de Divisão de Museus, Bibliotecas e Galerias. Diretor do Museu Municipal Leonel Trindade.

Carlos Anunciação

Como técnico de arqueologia participa em escavações arqueológicas e desenvolve o inventário das coleções do museu; assegura as visitas guiadas ao museu e outros monumentos; desenvolve tarefas na área da museologia e presta apoio à investigação no centro de documentação do MMLT.

Paulo Ferreira

Compete-lhe a digitalização do inventário das coleções, a conservação do património arquitetónico pelo acompanhamento das intervenções realizadas e efetua a monitorização do estado de conservação dos fortes das Linhas de Torres Vedras. Realiza ainda visitas guiadas ao museu e património local, com especial enfoque nas Linhas de Torres Vedras.

Paula Oliveira

Responsável pelo estudo e inventariação da coleção de brinquedos de Octávio Neves.

Rui Silva

Responsável pela monitorização das salas de exposição e espaços de reserva das coleções. Desenvolve a conservação e restauro das peças integrantes do espólio do museu e coordena a montagem e desmontagem das exposições temporárias e permanentes.

Fazem ainda parte desta equipa:

Ana Maria Anacleto

Técnica de museografia.

Cidália Eleutério

(Apoia as atividades desenvolvidas pelo serviço pedagógico e pelo apoio administrativo)

Isabel Luna

(Conservadora das coleções de arqueologia)

• 3.a a dom, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
  • Ingresso: 0,75€. (Modalidades de taxa reduzida: 50% sobre o valor estipulado, que se aplica aos menores de 12 anos e maiores de 65 anos, estudantes de qualquer grau de ensino e grupos encaminhados pelos serviços educativos do museu. A entrada é gratuita para visitantes menores de 6 anos e aos domingos para os munícipes.)
  • Existe uma biblioteca especializada, de acesso público, que funciona no mesmo horário do Museu.
Última atualização: 25.05.2015 - 18:28 horas