“Murais da Igualdade” foram criados no Concelho

01.03.2021

Imagem de

Murais alusivos à temática da Igualdade foram criados em vários locais do Concelho, mais concretamente nos Campelos (na Escola 4G), no centro da Cidade (na Rua Doutor António Gomes Leal, perto da rotunda de Villenave D’Ornon) e na Maceira (perto do edifício da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira e da igreja da localidade).

Da autoria de Madalena Bastos, estes murais localizam-se assim nos diferentes territórios das Comissões Sociais de Freguesia e Interfreguesias do Concelho.

Utilizam as cores do arco-íris para, segundo a autora, “mostrar que somos todos diferentes, mas simultaneamente iguais”, num tempo em que Madalena Bastos considera que "há ainda muito preconceito”.

A iniciativa de criação dos murais partiu da IPA – Associação para a Promoção da Igualdade, tendo o desafio sido acolhido pela Rede Social de Torres Vedras e abraçado pelas referidas comissões sociais. Financiada pelo Instituto Camões, esta intervenção artística teve enquadramento na campanha das Nações Unidas “Rumo a 2030”, cujo principal objetivo é promover políticas locais para o desenvolvimento sustentável e inclusivo e assegurar a mobilização e o envolvimento ativo dos cidadãos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o papel dos municípios na promoção da Educação para o Desenvolvimento.

Com esta ação o Município voltou, em 2020, a associar-se ao Dia Municipal para a Igualdade, estando a mesma inscrita no Plano Municipal para a Igualdade. A iniciativa foi apoiada pela Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, entidade que o Município integra há cerca de quatro anos.

Última atualização: 02.03.2021 - 11:51 horas