Torres Vedras

Município voltou a celebrar o Património associando-se às respetivas jornadas europeias

11.10.2021

Imagem da intervenção da vereadora Ana Umbelino na sessão

O Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras centralizou as atividades com as quais o Município se associou em 2021 às Jornadas Europeias do Património.

Nos dias 1, 2 e 3 de outubro foi discutido naquele recente equipamento cultural a salvaguarda e preservação do Carnaval de Torres Vedras em sessões que visaram a participação e envolvimento da comunidade no debate acerca desse Património coletivo e identitário dos torrienses.

De realçar dessas sessões a que teve lugar no dia 2, no decorrer da qual se realizou uma mesa redonda que contou com a presença das associações carnavalescas locais (Lúmbias, SacÁdegas, As Marias Cachuchas, Real Confraria do Carnaval de Torres, Ministros e Matrafonas e Fidalgos do Carnaval de Torres Vedras), da Associação de Defesa do Património de Torres Vedras e da Promotorres, tendo na ocasião sido debatidos vários temas em torno do Carnaval de Torres Vedras, das suas tradições e o futuro do mesmo.

"Salvaguarda do património cultural imaterial e preservação do património material" (dia 1), "Carnaval de Torres Vedras: um património vivo" (dia 2) e "O Centro de Artes e Criatividade e a salvaguarda/preservação do património do Carnaval" (dia 3) foram os temas das sessões realizadas, as quais contaram com intervenções de diversos especialistas nas matérias abordadas.

Também entre os dias 1 e 3 de outubro foi possível no CAC provar “iguarias carnavalescas” de todo o mundo, realizar visitas às futuras reservas visitáveis deste equipamento e participar no ateliê para famílias “A Caraça” (em que se explorou e reinterpretou o símbolo máximo do Carnaval de Torres Vedras com a ajuda de moldes de gesso, projetados pelo desenho de Amílcar Guerreiro). De referir que também nos dias 1, 2 e 3 de outubro foram proporcionadas visitas gratuitas às exposições temporária e permanente do CAC.

Igualmente no âmbito das atividades do Município relativas às Jornadas Europeias do Património, o CAC e a respetiva área envolvente acolheram no dia 25 de setembro a atividade “(A)Riscar em Torres Vedras 2021”. Esta atividade enquadrou-se em mais uma edição da iniciativa "(a)Riscar o Património – Heritage Sketching”, a qual se constitui como um encontro nacional de desenho que se realiza em várias cidades, organizado pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e a Associação Urban Sketchers Portugal. Cerca de 40 desenhadores oriundos de várias localidades participaram no “(A)Riscar em Torres Vedras 2021”, uma atividade que foi organizada pela Câmara Municipal em parceria com a Cooperativa de Comunicação e Cultura. De referir que a mesma contou com a presença de Filipe Botelho, artista convidado, que abordou na ocasião o seu trabalho e processo criativo.

“Património Inclusivo e Diversificado” foi em 2021 o tema das Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, e que visa sensibilizar os povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. A ideia base da iniciativa é promover o acesso gratuito a monumentos e sítios, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum e envolvendo os cidadãos europeus com o Património Cultural.


Última atualização: 14.10.2021 - 13:00 horas
voltar ao topo ↑