Município representado na conferência "Acesso.04-Cultura, Património e Inclusão"

03.12.2015

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, esteve presente hoje, dia 3 de dezembro, no Porto (Igreja dos Clérigos), na conferência “Acesso.04 – Cultura, Património e Inclusão” que decorreu no âmbito da Comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência que hoje se assinala.

Com esta iniciativa, organizada pela Provedoria dos Cidadãos com Deficiência do Porto, em parceria com a Irmandade dos Clérigos, procura-se assinalar a data levando à reflexão o tema da Cultura e do Património. Pretende-se, com a organização de ACESSO.04 – Cultura, Património e Inclusão, desconstruir a ideia de que o Património é um legado intocável apenas visitável por jovens ou pelos melhor preparados fisicamente, estendendo, assim, os horizontes da Inclusão. Com efeito, o Património também pode receber intervenções que o tornem mais apelativo à visita de TODOS. Neste sentido, a Torre dos Clérigos é, a partir de hoje, acessível a todos sem exceção.
Na opinião da Provedora Municipal para as Pessoas com Deficiência do Porto, as cidades em geral são “pouco humanas”, muito viradas para os transportes, sendo que o cidadão ficou um pouco esquecido. “O património e a cultura são parte da cidade, parte do legado histórico e imaterial e tem de ser vivido e experimentado por todos”.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala a 3 de dezembro, foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas e o objetivo desta efeméride passa, ainda, por promover a consciencialização e por mobilizar o apoio para questões importantes relacionadas com a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, seja a nível laboral, seja a nível social.
Segundo a ONU, estima-se que existam, atualmente, mil milhões de pessoas com deficiência em todo o mundo.

Última atualização: 13.03.2020 - 17:29 horas