Município organizou com a ADENE sessões de capacitação sobre eficiência energética

25.01.2023

Imagem do formador

No âmbito do projeto “Rota da Energia”, o Município, em parceria com a ADENE - Agência para a Energia, proporcionou um conjunto de sessões de capacitação sobre eficiência energética.

Essas sessões, realizadas nos dias 16 de dezembro e 20 janeiro, sob orientação de Emanuel Delgado (coordenador do Centro de Informação e Educação da ADENE), destinaram-se aos trabalhadores (técnicos e operacionais) da Câmara Municipal, dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento e da empresa municipal Promotorres, bem como aos elementos das equipas técnicas e dos executivos das juntas de freguesia do Concelho.

Estas sessões tiveram como objetivos específicos: aprofundar os conhecimentos no setor da eficiência energética e hídrica; desmitificar questões relativas à eficiência energética e explicar a importância da mudança de comportamentos relacionados com essa temática; ensinar a ler e interpretar a fatura de energia elétrica assim como a nova etiqueta de energia; levar à identificação de medidas de eficiência energética; e fornecer noções de eco-condução.

A iniciativa resultou do trabalho da Unidade de Missão da Energia da Câmara Municipal, uma entidade criada o ano passado com o intuito de promover a efetiva implementação de medidas de eficiência e poupança energética no edificado municipal. A criação dessa unidade de missão está relacionada com a elaboração do Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima - Torres Vedras 2050 (mediante o qual se pretende que o Concelho atinja a neutralidade carbónica em 2050) e o atual contexto de crise energética que se vive na Europa, o que já levou, em Portugal, à publicação do Plano de Poupança de Energia 2022-2023 e à assinatura de um pacto setorial entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a ADENE.

Última atualização: 26.01.2023 - 11:09 horas