Município e Serviço de Comunicações de Emergência Radioamador assinaram protocolo

24.11.2011

Os radioamadores estão a colaborar com a proteção civil do concelho.

Para esse efeito foi assinado um protocolo entre o Município e o Serviço de Comunicações de Emergência Radioamador (SCERA) no dia 23 de novembro, no Edifício Multi-Serviços da Câmara Municipal.

Este protocolo “tem por objeto a criação de condições para que, no âmbito das comunicações de emergência, sejam aproveitadas as mais-valias e exploradas as potencialidades e características do radioamadorismo (...) com o objetivo de, em caso de acidente grave ou catástrofe, poderem ser desencadeadas, de imediato, as mais urgentes medidas de socorro, contribuindo para o restabelecimento e robustecimento das comunicações de emergência de forma alternativa”. Ainda segundo o referido protocolo o ”SCERA responsabiliza-se pela constituição de uma equipa de âmbito municipal (SCERA Municipal), adstrita ao concelho de Torres Vedras e contactável, para atuação complementar dos sistemas de telecomunicações de emergência já existentes”, responsabilizando-se “pelo recrutamento, formação e credenciação técnica dos elementos que venham a integrar o grupo de radioamadores de comunicações de emergência”.

De referir que o SCERA é uma estrutura formada por radioamadores voluntários, que é coordenada pela REP – Rede dos Emissores Portugueses, a qual é o representante em Portugal do organismo internacional dos radioamadores (IARU -International Amateur Radio Union).

Publicado: 22.04.2013 - 18:29 horas