Município desenvolveu projeto “Mediação Escolar para Crianças da Comunidade Cigana”

24.01.2023

No âmbito de uma candidatura ao PO ISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), o Município desenvolveu entre 1 de outubro de 2021 e o final de 2022 o projeto “Mediação Escolar para Crianças da Comunidade Cigana”.

Tratou-se de um projeto que teve como finalidade contribuir para a diminuição do absentismo e abandono escolar de crianças da comunidade cigana de Torres Vedras, bem como para aumentar os níveis de escolarização das crianças dessa mesma comunidade, em particular do género feminino.

De referir que o projeto “Mediação Escolar para Crianças da Comunidade Cigana” resultou de uma parceria estratégica formada pelo Município (entidade coordenadora e promotora) e a associação Sendas e Pontes - Associação Intercultural e para a Inclusão das Comunidades Ciganas (representativa da comunidade cigana local).

A mediação levada a cabo no âmbito do projeto teve como contexto primordial a comunidade escolar da Escola Básica Padre Vítor Melícias (que abrange os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico), localizada no bairro da Boavista/Olheiros.

Para o projeto foi adotada uma estratégia de mediação intercultural, que visou a aproximação entre a instituição-escola, as crianças às quais o mesmo se destinava e as suas famílias, através de uma mediadora da comunidade cigana. A opção por uma mulher para efetuar a mediação prendeu-se com o objetivo explícito de introduzir a componente de género no projeto, tendo em conta o facto do mesmo visar de forma especial o suporte e integração escolar de crianças do sexo feminino.

O projeto “Mediação Escolar para Crianças da Comunidade Cigana” obteve sucesso no cumprimento das metas propostas na sua candidatura ao PO ISE, nomeadamente:

• Proporcionar o apoio social de uma mediadora intercultural a 100% das crianças ciganas matriculadas na Escola Básica Padre Vítor Melícias;

• Reduzir o absentismo escolar das crianças da comunidade cigana a frequentar o referido estabelecimento de ensino em mais de 50% (verificou-se apenas uma retenção por faltas no ano letivo 2021/2022, face a quatro verificadas no ano letivo anterior);

• Alcançar uma taxa superior a 70% de renovação de matrícula por parte das crianças-alvo do projeto no ano letivo de 2022/2023 (verificou-se 100% de renovações de matrícula).

De relevar que a presença de uma mediadora junto das crianças da comunidade cigana a frequentar a Escola Básica Padre Vítor Melícias impactou de forma muito positiva a relação escola/família/docentes, permitindo uma resolução mais célere de questões quotidianas.

Realce-se também que os alunos-alvo do projeto adotaram uma postura mais favorável relativamente à escola, com uma melhoria efetiva no comportamento, assiduidade e cumprimento das tarefas escolares, bem como ao nível do aproveitamento escolar.

De salientar ainda que a intervenção da mediadora foi avaliada de forma muito positiva pelos docentes do referido estabelecimento de ensino, uma vez que a sua presença permitiu, não só agilizar a resolução de alguns conflitos e problemas de comportamento dentro da sala de aula e até nos intervalos, como também facilitar o processo de comunicação com encarregados de educação.

Apesar do término do projeto, a mediadora mantém-se a exercer funções na Escola Básica Padre Vítor Melícias durante o corrente ano letivo, na sequência de uma candidatura efetuada pela Câmara Municipal à Medida de Contrato Emprego Inserção (CEI) do IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional).

Última atualização: 25.01.2023 - 11:12 horas