Torres Vedras

Município dedicou de novo o mês de novembro à Ciência e Tecnologia

16.12.2022

Imagem da Feira de Ciência

De forma a comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro), o Município voltou a dinamizar durante o mês transato a iniciativa “novembro, mês da Ciência e Tecnologia”.

Um vasto conjunto de atividades foi proporcionado no âmbito dessa iniciativa, a maior parte destinadas ao público escolar, tendo nas mesmas se contabilizado um total de 1.854 participações.

Recorde-se que a iniciativa “novembro, mês da Ciência e Tecnologia” tem a sua génese na “Semana da Ciência”, organizada em 2016 pelo Município, à qual sucedeu, no ano posterior, a iniciativa “novembro, mês da Ciência”, a qual foi renomeada em 2018 para “novembro, mês da Ciência e Tecnologia”.

Da edição do presente ano desta iniciativa refira-se, por exemplo, a ação de observação de céu noturno com telescópio dinamizada pelo Centro de Ciência Viva de Constância, no Parque Verde da Várzea, na qual participaram 41 pessoas. Relacionado com essa ação esteve patente no Centro de Educação Ambiental a exposição interativa Viagem pelo Céu Noturno, também dinamizada por aquele centro de ciência, em torno da qual se proporcionaram sessões dirigidas ao público escolar (para alunos do 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário) e ao público em geral, tendo nas mesmas se contabilizado 225 visitas.

Já dinamizada pela Sociedade de História Natural, também no âmbito da edição deste ano da iniciativa “novembro, mês da Ciência e Tecnologia”, realizou-se uma ação de observação de fósseis na Reserva Natural Local Foz Azul, a qual contou com 26 participantes.

Exclusivamente para o público escolar, mais concretamente para alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, a iniciativa “novembro, mês da Ciência e Tecnologia” voltou a proporcionar, este ano, visitas de estudo a instalações de várias entidades localizadas no Concelho, nomeadamente à Smart Farm Colab, à Tecnimed, ao INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, à Sociedade de História Natural, à Frismag, à Noras Performance e aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento. 279 visitas foram contabilizadas nessa atividade, denominada “Ciência, o que se faz por cá?”. Foram ainda proporcionadas visitas ao núcleo de Torres Vedras do CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, apenas a alunos do 3.º ciclo do ensino básico, tendo usufruído das mesmas 59 alunos.

As palestras/ações de sensibilização foi outra das componentes da edição deste ano da iniciativa “novembro, mês da Ciência e Tecnologia”, tendo, nesse âmbito, para alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, sido proporcionado, em estabelecimentos de ensino, três dessas ações, denominadas: “Marés do mar e do espaço” (que teve como preletor Roberto Gamboa, do IPL-Politécnico de Leiria), “Valorização dos recursos biológicos marinhos” (que teve como preletora Sara Novais, também deste estabelecimento de ensino superior) e “A ciência alimenta” (que teve como preletora Maria Jorge Campos, igualmente do IPL-Politécnico de Leiria). 374 presenças verificaram-se nessas palestras/ações de sensibilização. Foi ainda proporcionada uma “Conversa com Pais & Filhos”, no auditório da Escola Secundária Henriques Nogueira, dinamizada por João Correia (também do IPL-Politécnico de Leiria), a qual se intitulou “Ser melga cientista, o caminho para uma carreira de sucesso”. 130 pessoas marcaram presença nessa sessão.

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a iniciativa “novembro, mês da Ciência e da Tecnologia” voltou a incluir, em 2022, no seu programa, um conjunto de oficinas: uma para alunos do 1.º ciclo do ensino básico, realizada nos respetivos estabelecimentos de ensino, a partir da leitura do livro Ara - A engenheira das estrelas; uma atividade similar, mas para famílias, realizada na Biblioteca Municipal; uma atividade denominada “Avós da ciência: à luz da candeia”, dirigida especialmente a seniores mas também ao público em geral, realizada no Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul; uma atividade denominada “Avós da Ciência: vamos transformar a lã em camisolas coloridas”, dirigida ao mesmo público, realizada no Centro Interpretativo da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira; a atividade “Moinhos e Moídos”, em que participaram alunos do 1.º ciclo do ensino básico, realizada na Azenha de Santa Cruz e no Moinho dos Caixeiros; uma atividade denominada “À sombra de uma história... com ciência!”, também dirigida a alunos do 1.º ciclo do ensino básico, realizada no Centro de Artes e Criatividade; e uma atividade denominada “Sábado na Galeria: pinturas aromáticas”, destinada a famílias, realizada na Paços - Galeria Municipal. 212 participações foram contabilizadas nestas oficinas.

Para o público escolar foram ainda proporcionados três workshops: um para alunos do ensino secundário, denominado “Sistema de aquaponia: o conceito e a importância da digitalização” (dinamizado pela Aquaponics Iberia e pela Smart Farm Colab); e dois para alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, denominados “Modelação 3D” e “Os Drones e a sua aplicabilidade” (dinamizados, respetivamente, pela ANPRI - Associação Nacional de Professores de Informática e a PIXAIR). Nestes workshops registaram-se 207 participações.

A iniciativa “novembro, mês da Ciência e Tecnologia” voltou a incluir na sua programação uma Feira de Ciência realizada no Torres Vedras LabCenter, a qual teve duas vertentes: uma dirigida a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, denominada “Lab X- Ciência sem guião” (dinamizada pelo LabAberto Fab Lab); e uma outra, destinada ao público em geral, denominada “Uma Feira de Ciência & Tecnologia - vem experimentar!” (que contou com a participação do LabAberto Fab Lab e da ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste).

Também no Torres Vedras LabCenter, e igualmente no âmbito da edição deste ano da iniciativa “novembro, mês da Ciência e Tecnologia”, foram proporcionadas duas mostras a alunos do ensino secundário: uma mostra dos cursos TeSP do IPL-Politécnico de Leiria (dinamizada por professores e alunos desses cursos); e uma mostra de projetos dos cursos de Licenciatura em Design Industrial e TeSP de Prototipagem Digital e Desenho 3D da Escola Superior de Artes e Design, das Caldas da Rainha (dinamizada por um professor e uma aluna deste estabelecimento de ensino superior). 184 participações foram contabilizadas nestas ações.

Ainda no âmbito da edição de 2022 da iniciativa “novembro, mês da Ciência e Tecnologia” foi proporcionado, na Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino e no Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, a famílias, uma atividade realizada a partir de uma maleta pedagógica, denominada “Respirar a arte do ciclismo…com ciência!”.

Última atualização: 19.12.2022 - 11:23 horas
voltar ao topo ↑