Município de Torres Vedras representado na conferência anual da REVES

21.04.2016

O Município de Torres Vedras esteve representado, pela Vereadora Ana Umbelino, na conferência anual da Rede Europeia de Cidades e Regiões para a Economia Social (REVES), que decorreu entre 13 e 15 de abril, em Tulln (Áustria), subordinada ao tema “Economia Social: regiões e mercados alternativos para uma Europa social e sustentável orientada para o cidadão”.

Nesta conferência foram apresentados exemplos de boas práticas que demonstram a adoção de modelos alternativos por parte de organizações do terceiro setor em matérias de gestão, de marketing social, da construção de relações em rede e da criação de emprego para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Na Assembleia Geral da REVES, que teve lugar no dia 15 de abril, constou da agenda a aprovação e inclusão de Torres Vedras nesta plataforma. Após uma breve apresentação do município e da explicação dos motivos que legitimam a sua proposta de integração na rede, foi votada por unanimidade a integração de Torres Vedras, sendo o primeiro município português a integrar esta rede europeia.

Com a adesão de Torres Vedras à Reves perspetiva-se o reforço da inovação, do empreendedorismo, da cooperação transnacional por parte das organizações que compõem o ecossistema social local, reforçando particularmente o papel do Conselho Local de Ação Social.

Criada em 1997, a Rede Europeia de Cidades e Regiões para a Economia Social encontra-se, atualmente, implementada em 19 países da União Europeia. Assenta em parcerias entre as autoridades locais e regionais e organizações da economia social de diversos territórios (Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias, mutualidades, associações, fundações, ONG´s, empresas).
Elegendo como divisas a parceria, a participação e a coesão social, a REVES procura articular as políticas sociais preconizadas pela União Europeia e as dinâmicas de desenvolvimento local. A disseminação de boas práticas, a partilha de conhecimento e de competências, o desenvolvimento de projetos colaborativos com impacto ao nível local e a capacitação ativa dos seus membros pontuam como objetivos primordiais desta plataforma de inovação social.

Última atualização: 06.02.2020 - 12:58 horas