Município de Torres Vedras representado em eventos europeus sobre o setor agroalimentar

19.10.2022

Fotografia da intervenção da presidente da Câmara Municipal na sessão sessão “Farm to Fork Procurement for Resilient Food Regions”

O Município de Torres Vedras esteve representado pela presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, em dois eventos de âmbito europeu sobre o setor agroalimentar, que decorreram em Bruxelas, entre os dias 11 e 13 de outubro.

A sessão “Farm to Fork Procurement for Resilient Food Regions”, integrada no 20.º aniversário da EURegionsWeek, realizou-se no dia 11 de outubro. Nesta sessão debateu-se a estratégia “Do Prado ao Prato, apresentada em maio de 2020 pela Comissão Europeia como uma das principais ações do Pacto Ecológico Europeu. Trata-se de uma estratégia que visa a transição do atual sistema alimentar da União Europeia para um modelo sustentável, contribuindo para alcançar a neutralidade carbónica até 2050.

No final das apresentações em debate, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras entregou o Manifesto para estabelecimento de orientações de requisitos mínimos para as cantinas públicas na União Europeia à responsável europeia pela referida estratégia, Alexandra Nikolakopoulou. O manifesto divide-se em sete eixos: Alimentação Saudável; Produtos biológicos e outros produtos agroecológicos; Apoio aos pequenos produtores; Ação climática; Economia social e direitos laborais; Comércio justo; e Bem-estar animal.

Nos dias 12 e 13 de outubro, decorreram os Seminários Procura+ 2022, um evento que promoveu o intercâmbio entre profissionais de compras públicas, fornecedores, fabricantes, formuladores de políticas e multiplicadores sobre temas específicos relacionados com compras sustentáveis, circulares e de inovação. Na ocasião, Laura Rodrigues apresentou o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar (PSAE), um programa municipal que, desde 2014, assenta na sustentabilidade social, económica, ambiental e nutricional, promovendo a qualidade das refeições escolares servidas.

Última atualização: 26.10.2022 - 17:35 horas