Câmara Municipal continua a ser “Autarquia + Familiarmente Responsável”

19.12.2023

Imagem da atribuição do galardão à vereadora Ana Umbelino

A Câmara Municipal de Torres Vedras recebeu o galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo 15.º ano consecutivo, tendo a entrega da bandeira correspondente à edição deste ano do mesmo acontecido no passado dia 6 de dezembro, em Coimbra.

Recorde-se que a atribuição do mencionado galardão, a qual é efetuada pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, resulta da realização de um inquérito a nível nacional, sendo, na sequência da resposta ao mesmo, distinguidas as autarquias portuguesas que adotam políticas efetivas de apoio às famílias, em várias áreas de atuação, como apoio à maternidade e paternidade, apoio a famílias em situação de fragilidade social e em situação de vulnerabilidade, serviços básicos, ações nas áreas da educação e formação e da saúde e medidas de conciliação entre trabalho e família para os respetivos trabalhadores.

Das medidas “amigas” das famílias praticadas pela Câmara Municipal durante o ano de 2022 e que foram consideradas para a recente atribuição a esta entidade do galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, saliente-se a manutenção do Programa de Emergência Alimentar, Habitacional e Social (que apoiou 210 pessoas em situação de vulnerabilidade com uma comparticipação financeira de 63.706,79€) e o aumento da resposta prestada pelo Centro de Atendimento Social Integrado de Torres Vedras, um serviço que reúne os apoios de âmbito social da Câmara Municipal, e por meio do qual se procede à informação, ao aconselhamento e ao encaminhamento dos munícipes mais vulneráveis (tendo, em 2022, no respetivo espaço, sido atendidos 1.876 munícipes).

Referência ainda para um outro conjunto de medidas que foram levadas em linha de conta para a atribuição daquele galardão pelo 15.º ano consecutivo à Câmara Municipal, nomeadamente: a dinamização do projeto “Trampolim” (que se destina a seniores em situação de isolamento social e solidão, devido a questões relacionadas com a mobilidade ou a ausência de rede social de suporte); o início do funcionamento semanal do serviço itinerante prestado pelo CLAIM - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, na União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, para apoio a cidadãos migrantes a residir na zona litoral do Concelho; e a criação e gestão do Centro Operacional SOS Ucrânia, com a colaboração de uma equipa de voluntário/as, responsável pela doação de bens a famílias refugiadas, oriundas da Ucrânia e acolhidas no Concelho.

Última atualização: 20.12.2023 - 10:56 horas