Município comemorou mais uma vez o Dia Internacional dos Arquivos

13.06.2022

Imagem da inauguração da exposição

De forma a comemorar o Dia Internacional dos Arquivos, foi inaugurada, no dia 9 de junho, no átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal, a exposição Torres Vedras em Documentos.

Trata-se de uma mostra que dá a conhecer alguns dos documentos que podem ser consultados no Arquivo Municipal, os quais abrangem um período cronológico situado entre 1316 e 2019. Desses documentos destacam-se a “Apelação proposta em Roma por parte do prior e beneficiados acerca da divisão dos territórios das Paróquias” (de 1316), o Foral de Torres Vedras (1510), o Tombo do Morgado de Torres Vedras (1788-1790), o Livro de Posturas do Senado da Câmara (1793-1846), um “Registo de Expostos” (1850-1861) e o projeto de construção de um bairro em Torres Vedras para funcionários dos caminhos de ferro (1932-1936).

Na inauguração da exposição Torres Vedras em Documentos esteve presente a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, que, na ocasião, chamou a atenção precisamente para o facto de o Arquivo Municipal possuir um acervo constituído por documentos de grande importância para a História local, um facto que muitas vezes passa despercebido aos cidadãos, que procuram esse espaço em grande medida para a consulta de licenças de utilização e de construção. Na sua intervenção, Laura Rodrigues sublinhou ainda a qualidade do trabalho técnico que é efetuado pelos funcionários do Arquivo Municipal, que nem sempre é muito visível, mas que é de extrema importância para o Município e para a preservação da memória individual e coletiva no Concelho.

A referida exposição pode ser visitada até ao dia 30 de junho.

Última atualização: 25.10.2022 - 10:31 horas