Município celebrou Dia Internacional do Brincar e Dia Mundial da Criança

06.06.2022

Imagem de atividades realizadas no Parque de Merendas da Serra do Socorro

O Município assinalou recentemente duas datas comemorativas relacionadas com a infância: o Dia Internacional do Brincar (28 de maio) e o Dia Mundial da Criança (1 de junho).

Esta primeira data foi celebrada com a realização da Semana do Brincar, mediante a qual se proporcionou, entre os dias 23 e 27 de maio, a crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, nas várias freguesias do Concelho, a atividade “O Rei manda…Brincar”. Nesse âmbito, mais de cinco mil crianças tiveram oportunidade de, durante um dia, brincar livremente, de forma não estruturada, em espaços descobertos, como parques, praças e praias. Os espaços fechados foram assim substituídos pelo ar livre e pelo contacto com a natureza, tendo os insufláveis e objetos artificiais dado lugar a objetos soltos como caixotes, cordas, pneus, paus e outros materiais que despertam a curiosidade e a criatividade das crianças. Sem atividades programadas e com os professores apenas com o papel de orientadores e promotores do brincar, as crianças tiveram a oportunidade de escolher como e com o que brincar. A Semana do Brincar, que contou com a parceria das juntas de freguesia do Concelho, passou pelo Largo 1.º de Maio (Ramalhal), pelo espaço exterior da Escola Básica da Ventosa, pelo Parque Verde da Ponte do Rol, pelo espaço exterior da Associação de Melhoramentos dos Lugares de Concelhos e Poços, pela Praia de Santa Cruz-Centro, pelo Pinhal dos Casalinhos de Alfaiata, pelo Parque Verde de Runa, pelo Parque Verde de A dos Cunhados, pela Praia de Santa Rita, pelo Parque de Merendas da Serra do Socorro, pelo Eco-Parque do Maxial, pela Lagoa do Falcão (Outeiro da Cabeça), pelo Parque Verde de Nossa Senhora da Nazaré (São Pedro da Cadeira), pelo Parque Aventura do Eco-Parque da Serra de São Julião, pelo Parque do Choupal e pela Praça Dr. Alberto Manuel Avelino.

Nos dias 28 de maio e 1 de junho, a atividade “O Rei manda…Brincar” foi também proporcionada no Parque do Choupal, a famílias, que encheram este espaço de Torres Vedras, mostrando que o brincar não escolhe idades.

Depois de terem vivido um período de maior isolamento social, as crianças torrienses tiveram assim a oportunidade de brincar sem restrições, com a espontaneidade e o prazer que o brincar proporciona.

De referir ainda que naquele último dia, teve lugar, a partir da Praça Machado Santos, a primeira edição da "Mini-Night Run", uma atividade destinada a crianças e respetivos familiares. 65 “miúdos” e “graúdos” participaram nessa caminhada de 4km, uma ação que teve continuidade com muita brincadeira no Choupal…

Última atualização: 07.06.2022 - 11:01 horas