Município associou-se mais uma vez à Semana Europeia da Mobilidade

25.09.2011

Hernâni Broco, um torriense que é atualmente uma "estrela" do ciclismo nacional, apadrinhou a inauguração da primeira ciclovia prevista no plano de rede de ciclovias urbanas de Torres Vedras: a Linha das Escolas.

Esse ato aconteceu no dia 17 de setembro, portanto, no início do ano escolar, e no âmbito do programa da Semana Europeia da Mobilidade promovido pelo Município.

De referir que Mobilidade Alternativa foi este ano o tema desta semana que se realizou, como habitualmente, de 16 a 22 de setembro.

Durante este período foram ainda realizadas outras ações no concelho integradas na Semana Europeia da Mobilidade: sessões de sensibilização em escolas sobre mobilidade sustentável, bem como acerca de barreiras urbanísticas e "mobilidade para todos", em que participaram 230 alunos do 1.º ciclo do ensino básico; uma Hora do Conto no Auditório Municipal que teve como temática "Uma viagem de bicicleta", a que assistiram 60 alunos do 1.º ciclo do ensino básico; e a exibição do filme A Rede Mobi.E no concelho de Torres Vedras, na sede da Cooperativa de Comunicação e Cultura.

Como tem acontecido sempre, a Semana Europeia da Mobilidade chegou ao seu término a 22 de setembro com a realização do Dia Europeu Sem Carros.

Durante esse dia o trânsito esteve condicionado na Rua Dr. João de Menezes e no Largo de Wellington, em Torres Vedras (locais que serão futuramente pedonais e se situam no centro histórico de Torres Vedras); realizaram-se medições de ruído na área envolvente aos mesmos; e na Praceta Calouste Gulbenkian, em Torres Vedras, foi inaugurada a placa identificativa da proposta vencedora da 4.ª edição do concurso Pensar a minha Rua e entregou-se o prémio da 5.ª edição desta iniciativa a Vítor Severiano e a Marta Fachada, devido a uma proposta de intervenção urbanística que apresentaram para a Rua de S. João, em Runa, tendo na ocasião ainda sido anunciada a aprovação da candidatura do Município ao RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade).

Partindo da temática da Semana Europeia da Mobilidade, o Município apela para que opte por deslocações "sustentáveis". O ambiente agradece...

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Última atualização: 18.05.2020 - 13:55 horas