Município assinalou o final do Ano Internacional das Florestas

30.12.2011

O Município assinalou o final do Ano Internacional das Florestas com uma ação que decorreu no dia 29 de dezembro, no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras.

Na ocasião o vereador com o pelouro do Ambiente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, abordou as iniciativas desenvolvidas pelo Município no âmbito da mencionada efeméride, sendo de referir dessas: as plantações realizadas em futuras áreas de lazer da Carregueira e de Runa, bem como as compensatórias naquele parque; as atividades da Quinzena da Floresta e da Água; as ações de formação/sensibilização destinadas a alunos relacionadas com a temática da floresta; o teatro participativo O Bosque Mágico, proporcionado no Teatro-Cine; atividades do projeto Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino que relacionaram a temática da floresta com a das histórias (o concurso fotográfico Árvores com histórias lá dentro, o Desafio A Árvore das Histórias e a conferência A Botânica das Lágrimas); as ações realizadas no Mercado Municipal de Torres Vedras integradas na Semana da Primavera Biológica; as visitas aos Viveiros Municipais proporcionadas a alunos e seniores; as ações de controle e erradicação de espécies infestantes levadas a cabo no litoral do concelho com alunos; atividades da Semana do Ambiente; os seminários O Futuro da Floresta da região Oeste – O Papel da Certificação Florestal Regional e O Papel do Eucalipto na Floresta e Economia Nacional, no auditório do Edifício Multi-Serviços da Câmara Municipal; e as atividades do Município associadas à Semana da Reflorestação Nacional. De mencionar que durante o Ano Internacional das Florestas nas atividades com que o Município se associou à efeméride contabilizaram-se 6328 participações; os serviços municipais plantaram 528 árvores (o que correspondeu a um sequestro de carbono de 430 toneladas) e 4882 arbustos/herbáceas, tendo doado ainda 1431 árvores e 5024 arbustos/herbáceas.

De referir, ainda, que naquela ação conclusiva foram atribuídos os prémios dos concursos promovidos pelo Município no âmbito da Semana da Reflorestação Nacional: árvores para plantar em locais públicos aos vencedores do concurso de esculturas de árvores executadas a partir de materiais reutilizados Floresta para Todos; e um guia de identificação de árvores, o livro De Assenta a Porto Novo e o livro Torres Vedras por Eduardo Gageiro – Viagem no Centro Histórico aos, respetivamente, 1.º, 2.º e 3.º classificados do concurso de fotografia Em Busca da Floresta Encantada, que se baseou num passeio realizado à Mata do Convento do Varatojo.

Publicado: 22.04.2013 - 18:30 horas