Mundo de "Brinquedos e Brincadeiras" proporcionado na "Oeste Infantil"

07.06.2017

“Brinquedos e Brincadeiras” foi o tema da 28.ª edição da Oeste Infantil - A Grande Festa da Criança que decorreu no Parque Regional de Exposições entre os dias 30 de maio e 3 de junho.

Uma multidão de miudagem divertiu-se durante o evento em dois pavilhões, com mais de 40 espaços de atividades que lhes proporcionou momentos de diversão, aprendizagem e criatividade. Também no exterior houve muita animação, como demostrações cinotécnicas, cavalos para volteio e insufláveis, para além da animação itinerante.

Recorde-se que esta é uma grande festa que reúne, todos os anos, milhares de crianças do concelho e não só que participam em dezenas de atividades promovidas por diversas entidades, num espaço de diversão e muitas surpresas. Constitui um evento lúdico e educativo, destinado a crianças dos 3 aos 12 anos, que conta com a organização e participação de diversos agentes da comunidade educativa.

De referir que no Dia Mundial da Criança (1 de junho) e no dia 3 de junho o evento esteve aberto às famílias, tendo nos mesmos cerca de 8 mil pessoas passado pelo certame. No total, estima-se que cerca de 15 mil “miúdos” e “graúdos” visitaram este ano "A Grande Festa da Criança".

Participaram na iniciativa as seguintes entidades:

- Académico de Torres Vedras - "Brincadeiras de Recreio"

- Agrupamento de Escolas de São Gonçalo - "Jigajoga"

- Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira - "À procura de Pinóquio"

- Agrupamento de Escolas Madeira Torres - "Jogos sem Fronteiras, Amizade e Brincadeiras"

- Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias - "Brinquedos e Brincadeiras"

- ASPA - Associação de Solidariedade e Promoção de A-dos-Cunhados - "E a brincar… foram felizes para sempre"

- Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras (Desporto e Música) - "Brincar e Aprender"

- Associação de Jardins Escolas João de Deus / Escola Superior de Educação João de Deus - "Com brinquedos também se aprende"

- Casa do Povo da Freguesia do Ramalhal - Creche de Nossa Sr.ª D'Ajuda - "Passerelle das Estrelas"

- Centro Social Paroquial de Santo António de Campelos - "Amigos mudei a casa!"

- Cerca Futebol Clube - Férias em Grande - "Brincar com tradição"

- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Torres Vedras - "Brinquedos e Brincadeiras"

- Creche do Povo - Jardim de Infância - "O Peixinho Arco Íris - História em Néon"

- Creche e Jardim de infância do Centro Social Paroquial de Torres Vedras - "Um dia com Miró"

- Creche e Jardim de infância S. Vicente - "Brincar em Marte"

- Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Torres Vedras - "Brinca com a Cruz Vermelha"

- Equipamento de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras - "Discoteca na Trollândia"

- ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste - "Brincar de Pernas para o Ar"

- Escola Academia Sporting Turcifal - "Brincadeiras com bola"

- Escola Internacional de Torres Vedras - "Brincadeiras no Palácio Encantado"

- Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal - "Brinca na Agrícola"

- Escola Técnica e Profissional de Mafra - "Labirinto da Brincadeira"

- Federação Portuguesa de Golfe - "Brincar ao Golfe"

- Fundação Lar São Francisco - Centro Infantil da Sagrada Família do Varatojo - "O Bowling do CISF"

- Guarda Nacional Republicana - "Brinquedos e Brincadeiras"

- Livraria União, Lda. - "Quantos queres?"

- Mundo da Criança - "Divertilândia"

- Parque Aventura Cova da Baleia | Centros Mini Futebol

- Pax Óptica - "A Brincar e a Ver"

- Polícia de Segurança Pública - "Segurança"

- Radioeste - Rádio Oficial

- Serviços Educativos do Município de Torres Vedras - "A Cave do Sr. Mário José de Oliveira"

- Sporting Clube de Torres - "Brincar, Jogar, Praticar"

- Unidade para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil de Torres Vedras - "O Castelo Encantado"

- United Paintings, Lda. - "Brinquedos e Brincadeiras"

Cerca de 700 colaboradores destas instituições deram o seu contributo no evento,  bem como 300 alunos estagiários de escolas profissionais, básicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundárias e de ensino superior.

De frisar que durante o certame foi transmitido aos seus visitantes que o Município está a construir uma cidade amiga das crianças! Investir nas crianças representa um investimento no futuro de uma cidade e é por isso que Torres Vedras está empenhada em tornar os espaços públicos mais seguros, reformular os espaços exteriores de recreio e adotar políticas educativas que defendam o bem-estar das crianças e devolvam o que lhes é mais significativo e natural: o direito de brincar.

Última atualização: 11.03.2019 - 15:32 horas