Monumento de homenagem a José Maria Antunes

15.11.2019

Resulta de uma homenagem prestada a este médico tisiologista por parte da Câmara Municipal e do Rotary Clube de Torres Vedras, instituição da qual foi sócio fundador e primeiro presidente.

Segundo texto do Boletim Municipal: “O Dr. José Maria Antunes, a quem a CMTV atribuiu em 1988 a medalha de mérito municipal, nasceu em Coimbra, onde se licenciou. Foi praticante desportivo em inúmeras modalidades, destacando-se o futebol, onde chegou a selecionador nacional. Durante 35 anos assumiu as funções de Director do Sanatório do Barro, entregando-se de forma exemplar ao serviço dos doentes e da sociedade com uma dedicação extrema”.

Relativamente à inauguração do monumento, o jornal Badaladas refere que: “Com a presença da família, amigos, entidades e individualidades o busto do homem que sempre “soube dar de si, antes de pensar em si” foi descerrado pela viúva e pela filha. Na altura discursaram diversas individualidades, entre elas o Governador do Distrito [do Rotary], Peter Tonnies, o qual enalteceu as qualidades do homenageado e a iniciativa de as perpetuar.

Também o presidente da Câmara torriense [José Augusto Carvalho] dirigiu algumas palavras à memória do fundador do Sanatório do Barro, hoje com o seu nome fruto de uma resolução do Conselho de Ministros, nas quais o classificou como um “homem fora de série”, que “encontrou sempre tempo para servir”. Desse modo, acrescentou, “é um valor a respeitar e um exemplo a referenciar, traduzido naquele monumento que as gerações vindouras saberão contemplar”.

• Autoria: António Vidigal
  • Data de inauguração: 20 de novembro de 1984