Mobilidade Sustentável foi debatida no Ciclo de Conferências “Ambiente e Qualidade de Vida”

26.05.2014

Decorreu no dia 22 de maio, no Centro de Educação Ambiental, no âmbito do X Ciclo de Conferências "Ambiente e Qualidade de Vida" promovido pela Câmara Municipal, uma sessão dedicada ao tema "Mobilidade Sustentável".

Nesta conferência foi abordada uma matéria que tem constituído um desígnio do Município que muito o tem estudado e implementado mediante inúmeras medidas com vista a melhorar a qualidade de vida dos habitantes de Torres Vedras e do concelho. A aposta municipal nos modos suaves de transporte tem como um dos seus exemplos de sucesso as "Agostinhas", que agitou a mentalidade dos torrienses ao revelar um novo conceito de mobilidade para Torres Vedras.

A implementação de medidas de mobilidade sustentável possibilitou a redução do consumo de combustíveis fósseis, e consequentemente das emissões de poluentes, nomeadamente do CO2, garantindo uma melhor qualidade do ar e permitindo melhorias na saúde dos cidadãos e na sustentabilidade da vida nas cidades.

Foram oradores nesta conferência: Elisabete Arsénio, do Laboratónio Nacional de Engenharia Civil, que apresentou vários projetos europeus relacionados com transportes e mobilidade, nomeadamente o Cost-trends e Be4Schools; Lara Moura, da empresa OCCAM, que expôs o projecto Pro-e-Bike, o qual consiste na utilização de bicicletas elétricas para o transporte de mercadorias no interior das cidades; Miguel Pinto, do CEIIA/Inteli, que apresentou o projeto Maréanas, o qual está a ser implementado nas favelas do Rio de Janeiro e que tem uma forte componente na inclusão da mobilidade em todos os extratos sociais; e Paulo Guerra, que falou no projecto Eco Vias, que consiste em percursos cicláveis que são disponibilizados a quem pretender viajar de bicicleta.

A sessão foi aberta pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, e moderada pelo Chefe da Divisão de Maquinaria e Transportes da Câmara Municipal, António Azeredo Lopes. Estiveram presentes cerca de 40 participantes nesta sessão.

Última atualização: 30.04.2020 - 16:22 horas