“Miúdos” e “graúdos” assinalaram os 90 anos do Carnaval de Torres Vedras organizado

08.02.2013

Imagem da atividade "Repórteres de Palmo e Meio"

Matrafonas, máscaras, reis e rainhas, cocotes, carros alegóricos, corsos, cabeçudos, zés pereiras e muito mais… Repórteres de “palmo e meio” abordaram o Entrudo local e as suas tradições numa atividade desenvolvida recentemente pelo serviço educativo da Biblioteca Municipal que visou assinalar os 90 anos do Carnaval de Torres Vedras realizado de forma organizada.

Assim, cerca de 250 alunos do 1.º ciclo do ensino básico estiveram à conversa com elementos da Confraria do Carnaval de Torres nas suas salas de aula, realizando entrevistas a estes. As turmas participantes tiveram ainda oportunidade de elaborar um poema alusivo à referida festividade que foi publicado juntamente com a entrevista numa folha de jornal.

Também com o intuito de assinalar a referida efeméride cerca de 50 alunos do 1.º ciclo do ensino básico elaboraram trabalhos a partir de materiais reutilizados subordinados à temática “Máscaras do Mundo” no âmbito das atividades do serviço educativo da Galeria Municipal.

Mas as atividades dos serviços educativos municipais relacionadas com os 90 anos do Carnaval torriense organizado não se destinaram apenas aos “miúdos”. Também os “graúdos” não foram esquecidos na iniciativa, devido a uma parceria do serviço educativo da Fábrica das Histórias e do Clube Sénior, que dessa forma deu continuidade ao projeto Anotar os Dias.

Nesse âmbito foram recolhidos junto da população senior torriense testemunhos de memórias e tradições do Entrudo local, de modo a reconstruir-se historicamente esta festa, nomeadamente o seu imaginário popular. Este trabalho, efetuado em forma de vídeo, será apresentado no dia 26 de maio, na Casa Jaime Umbelino.

Trabalhos elaborados pelos outros mencionados serviços educativos com o intuito de assinalar a referida efeméride estiveram patentes na Biblioteca Municipal.

Publicado: 22.04.2013 - 18:33 horas