Ministro da Administração Interna visita forças de segurança e bombeiros

19.09.2023

Visita Ministro Administração Interna

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, esteve no dia 19 de setembro em Torres Vedras, em visita às instalações da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras (AHBVTV), à 74ª esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) e ao destacamento territorial local da Guarda Nacional Republicana (GNR).

A comitiva, recebida pela presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, iniciou a visita no quartel dos bombeiros, onde foi enaltecido, quer pela autarca, quer pelo ministro, o reconhecimento de toda a comunidade ao serviço dos homens e mulheres que fazem parte do corpo de bombeiros de Torres Vedras. Referiu a presidente da Câmara Municipal, o orgulho dos cidadãos e empresários que contribuem para esta associação humanitária, que conta também com o apoio da autarquia.

O ministro caracterizou o corpo de bombeiros de Torres Vedras como “exemplar”, pela sua organização, métodos de trabalho e relação com a comunidade. Alertado pela autarca para as dificuldades desta entidade em dar resposta às necessidades de transporte para cuidados de saúde, o ministro da Administração Interna comprometeu-se a fazer nota destas preocupações ao seu homólogo no Ministério da Saúde.

Recorde-se que a AHBVTV concorreu ao “Orçamento Participativo” (OP) da Câmara Municipal a ser votado em outubro, tendo já vencido também este ano o OP da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães para a aquisição de equipamento.

A visita à 74ª esquadra da PSP teve início com a receção à comitiva por duas turmas de crianças identificadas como mini-agentes fiscais, que sensibilizavam os condutores para um correto estacionamento, numa iniciativa conjunta entre a PSP e a empresa municipal Promotorres integrada na Semana Europeia da Mobilidade. A presidente da Câmara Municipal destacou a estreita relação da PSP com a comunidade, quer com as escolas, quer com, por exemplo, os comerciantes.

Já no destacamento territorial da GNR, a comitiva assinalou a necessidade de obras de requalificação, comprometendo-se a autarquia a assegurar os serviços técnicos para a elaboração de projeto, havendo garantias por parte do Ministério de verbas para o investimento.

A visita terminou com o reconhecimento do ministro pelo trabalho efetuado pela AHBVTV, PSP e GNR de Torres Vedras.

Da comitiva fez parte, entre outras individualidades, o presidente da Assembleia Municipal de Torres Vedras, José Correia; vereadores da Câmara Municipal e presidentes de junta de freguesia; bem como representantes dos órgãos dirigentes da AHBVTV; o comandante-geral da GNR, tenente-general Rui Veloso; o diretor nacional da PSP, superintendente-chefe José de Barros Correia e o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, brigadeiro-general José Duarte da Costa.

Última atualização: 20.09.2023 - 13:47 horas