Melhoria do aproveitamento hidroagrícola no Concelho em marcha

30.06.2020

Foi dado mais um passo para a melhoria do aproveitamento das águas das bacias hidrográficas do Concelho para fins agrícolas.

No dia 25 de junho, na Agência Investir Torres Vedras, foram assinados dois protocolos de colaboração, envolvendo a Câmara Municipal, a Alcabrirega – Associação de Rega do Vale do Alcabrichel, a Sizanrega – Associação de Rega do Vale do Sizandro, a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e a Águas do Tejo Atlântico, nos quais se institui a criação de gabinetes de missão e de comissões de acompanhamento que desenvolverão trabalho com o referido objetivo.

Os protocolos assinados preveem a realização de estudos para o desenvolvimento de uma solução técnica para a construção das infraestruturas adequadas à promoção de um regime de utilização comum do uso de recursos hídricos para rega. Consequentemente o aproveitamento hidroagrícola das bacias hidrográficas dos rios Sizandro e Alcabrichel será formalizado junto do Ministério da Agricultura.

As Estratégias de Adaptação às Alterações Climáticas, o Uso Eficiente dos Recursos e a Economia Circular são os vetores orientadores dos diversos estudos técnicos protocolados, que culminarão com a apresentação de candidaturas ao Programa Nacional de Regadios, o qual pretende expandir, reabilitar e modernizar os regadios existentes e a criação de novas áreas regadas.

Pretende o Município com esta iniciativa dar resposta às preocupações que as mencionadas associações regantes têm, de resto, vindo a manifestar, nomeadamente no que se refere à insuficiente retenção hídrica no período de maior exigência das culturas, sendo que, há cerca de 10 anos, que as mesmas constroem anualmente pequenos açudes que segundo elas “são manifestamente insuficientes e mal dimensionados”.

Última atualização: 08.10.2020 - 18:57 horas