Melhoria do aproveitamento hidroagrícola no Concelho em marcha

30.06.2020

Foi dado mais um passo para a melhoria do aproveitamento das águas das bacias hidrográficas do Concelho para fins agrícolas.

Para esse efeito, no dia 25 de junho, na Agência Investir Torres Vedras, foram assinados dois protocolos de colaboração, envolvendo a Câmara Municipal, a Alcabrirega – Associação de Rega do Vale do Alcabrichel, a Sizanrega – Associação de Rega do Vale do Sizandro, a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e a Águas do Tejo Atlântico, nos quais se institui a criação de gabinetes de missão e de comissões de acompanhamento que desenvolverão trabalho com o referido objetivo.

Os protocolos assinados preveem a realização de estudos para o desenvolvimento de uma solução técnica para a construção das infraestruturas adequadas à promoção de um regime de utilização comum do uso de recursos hídricos para rega. Consequentemente o aproveitamento hidroagrícola das bacias hidrográficas dos rios Sizandro e Alcabrichel será formalizado junto do Ministério da Agricultura.

As Estratégias de Adaptação às Alterações Climáticas, o Uso Eficiente dos Recursos e a Economia Circular são os vetores orientadores dos diversos estudos técnicos protocolados, que culminarão com a apresentação de candidaturas ao Programa Nacional de Regadios, o qual pretende expandir, reabilitar e modernizar os regadios existentes e a criação de novas áreas regadas.

Pretende o Município com esta iniciativa dar resposta às preocupações que as mencionadas associações regantes têm, de resto, vindo a manifestar, nomeadamente no que se refere à insuficiente retenção hídrica no período de maior exigência das culturas, sendo que, há cerca de 10 anos, que as mesmas constroem anualmente pequenos açudes que segundo elas “são manifestamente insuficientes e mal dimensionados”.

Última atualização: 03.07.2020