Mata do Convento do Varatojo foi intervencionada

03.04.2012

A centenária mata do Convento do Varatojo foi recentemente reabilitada.

Essa intervenção contou com o contributo dos serviços municipais que levaram a cabo uma profunda ação de limpeza e desmatação neste espaço, para além de terem realizado podas e selecionado espécies no mesmo. De mencionar também que após o temporal de 23 de dezembro de 2009 aqueles serviços executaram uma operação de corte e remoção das árvores que foram afetadas por essa intempérie naquela mata.

Refira-se igualmente que a Junta da Freguesia de S. Pedro e Santiago celebrou também recentemente um protocolo com a Ordem Franciscana com vista à promoção da visitação da mencionada área verde e à manutenção da mesma (o que conta com a colaboração da Câmara Municipal).

Recorde-se que o Convento do Varatojo foi fundado em 1470 pelo rei D. Afonso V, estando a respetiva mata desde então nele integrada embora lhe seja anterior.

Publicado: 22.04.2013 - 18:31 horas