Lançamento do livro "Europa"

02.05.2006

A Quinta da Viscondessa, no Turcifal, foi palco, no passado dia 30 de Abril, do lançamento da primeira publicação sobre Jaime Batalha Reis, intitulada "Europa".
Neste livro foram compiladas dez crónicas escritas por aquela eminente figura da "Geração de 70", na Revista "Occidental", durante o ano de 1875, nas quais abordou a realidade política e social da Europa do ano em que foram escritas.
Durante esta sessão foi realizada uma leitura encenada da correspondência de Jaime Batalha Reis, por Fernando Mora Ramos, da Companhia "Teatro da Rainha", tendo ainda sido levados a cabo apontamentos musicais por parte do grupo de Câmara ANIMATO.
Engenheiro, agrónomo, diplomata e escritor, Jaime Batalha Reis, que conviveu com Antero de Quental, Eça de Queirós e outras destacadas personalidades da História da Literatura Portuguesa do século XIX, passou os últimos anos da sua vida na referida Quinta, e reuniu um vastíssimo arquivo literário em que se espelham os maiores vultos das artes e letras da época em que viveu.
O lançamento do livro "Europa" foi uma iniciativa do Teatro-Cine e da Livraria "Livrododia", sendo também de realçar a colaboração da Sociedade Agrícola "Quinta da Viscondessa".
Depois da realização de um Colóquio sobre Jaime Batalha Reis, o ano passado, no Edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal continuará, no futuro, a dinamizar outras acções em torno da vida e obra deste autor.

Última atualização: 03.04.2018 - 15:22 horas