Espaço dos Dinossauros está a funcionar em Santa Cruz

26.07.2017

Os veraneantes de Santa Cruz podem saber mais sobre a temática dos dinossauros num espaço dinamizado pela Sociedade de História Natural situado no parque municipal de jogos desta estância balnear.

Trata-se do “Espaço dos Dinossauros – Laboratório de Paleontologia de Verão”, o qual foi oficialmente inaugurado ontem, dia 25 de julho.

Relacionada com a comemoração do 20.º aniversário daquela associação, a criação deste espaço (situado mais concretamente no local onde funcionou o Santa Bar) pretende não só divulgar o trabalho efetuado pela mesma, mas também proporcionar uma interação com o património paleontológico num contexto da rotina de trabalho em laboratório.

A ideia base desta iniciativa é permitir um contacto direto e interativo da população e turistas com o trabalho diário de preparação de vertebrados fósseis.

Prevê um conjunto de atividades pedagógicas destinadas a programas de atividades de tempos livres para crianças, as quais são dinamizadas no âmbito do serviço educativo municipal “Quero ser Cientista”.

Já no âmbito do programa Onda de Verão, existem datas previstas para ações destinadas às famílias, mais concretamente para a atividade “Réplicas de ossos: quero fazer”.

Paralelamente, estão abertas inscrições para voluntariado no Espaço dos Dinossauros, onde os interessados poderão de forma mais prolongada participar nas atividades de preparação de fósseis. Ainda no âmbito do funcionamento deste espaço estão programadas outras atividades, como visitas de campo, conferências e projeção de documentários.

Na inauguração do mesmo foi assinado entre a Câmara Municipal e a Sociedade de História Natural um contrato de comodato até ao final do verão, tendo também na ocasião crianças do programa de ocupação de tempo de férias do Cerca FC recebido diplomas pela participação nas atividades do Espaço dos Dinossauros.

De referir ainda que em duas semanas este espaço já recebeu mais de 700 visitas.

Última atualização: 20.02.2019 - 18:24 horas