“Jovens políticos” refletiram sobre a temática da cidadania europeia

31.05.2013

A participação numa simulação de um processo eleitoral de cariz político foi proporcionada mais uma vez pela Câmara Municipal com o Jogo do Município, que teve a sua 12.ª edição.

Permitindo a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário e profissional assumirem o desafiante papel de jovens políticos, o Jogo do Município teve no ano letivo 2012/013 como tema: “Sou cidadão europeu: que direitos e deveres tenho?”.

Participaram na iniciativa cinco estabelecimentos de ensino: Escola Secundária de Henriques Nogueira, Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, Escola Básica 2,3 Padre Francisco Soares e Escola Secundária com 3.º Ciclo de Madeira Torres.

Recorde-se que o Jogo do Município, que decorre durante o ano letivo, começa por se desenvolver em cada estabelecimento de ensino participante, iniciando-se com a constituição de listas de alunos que apresentam propostas enquadradas na temática definida, as quais são votadas após a realização de uma campanha eleitoral; a partir dessas listas é criada, de forma proporcional aos resultados da votação, uma Assembleia Escolar, onde são discutidas as propostas escrutinadas; na ocasião é elaborada uma proposta única que é apresentada, posteriormente, na Assembleia Final do Jogo do Município, que se realizou, este ano, no dia 29 de maio, como é hábito, no Edifício dos Paços do Concelho.

A proposta mais votada nesta ocasião foi a da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, que prevê um conjunto de ações destinadas a melhorar as condições de vida das pessoas com deficiência.

Além das referidas etapas, o Jogo do Município este ano abrangeu ainda um plano de formação subordinado à temática “Comunicação e Política” e ações de formação enquadradas na temática do evento, tendo sido ainda proporcionado a alunos participantes a possibilidade de assistir a uma sessão plenária da Assembleia da República.

O Jogo do Município 2012/2013 chega ao seu término com um fim de semana lúdico- desportivo, entre os dias 31 de maio e 2 de Junho, na Tocha.

Em anexo podem ser consultadas as propostas da Assembleia Final do Jogo do Município do corrente ano letivo.

Última atualização: 18.07.2013 - 20:03 horas