Intervenções na zona balnear

13.07.2009

Com o intuito de melhorar as condições de estadia nas praias do concelho a câmara municipal realizou um conjunto de intervenções.

Nesse âmbito disponibilizaram-se novos ecopontos e recipientes para deposição indiferenciada de resíduos sólidos urbanos nesses locais; colocou-se um passadiço em madeira entre a Praia de Santa Cruz-Centro e a Praia do Navio, com uma extensão de 1,2 kms; e instalaram-se casas de banho públicas na Praia da Foz que funcionam segundo um conceito de construção sustentável que se baseia na utilização de painéis fotovoltaicos para a iluminação das mesmas.

De referir, também, que procedeu-se à manutenção e requalificação de acessos a praias do concelho; com o objectivo de recuperar o sistema dunar de Santa Rita foi instalada vedação e sinalização em volta de todo o perímetro do mesmo; e entraram em funcionamento três novos apoios de praia (nas praias de Santa Rita–Sul, do Navio e de Santa Cruz–Centro) que foram construídos segundo as normas estipuladas pelo Plano de Ordenamento da Orla Costeira, tendo os projectos dos mesmos sido elaborados pelos serviços da câmara municipal que procedeu também à demolição das construções anteriormente existentes no espaço onde se edificaram esses equipamentos.

Saliente-se, ainda, que a câmara municipal está durante a corrente época balnear a levar a cabo o projecto Praia Segura, mediante o qual três nadadores-salvadores estão a patrulhar as praias do concelho (com particular incidência nas não concessionadas) numa viatura apetrechada com equipamentos do Instituto de Socorros a Náufragos.

Publicado: 22.04.2013 - 18:22 horas