Iniciativas relacionadas com a temática dos diários gráficos
27.02.2010
Diários gráficos elaborados por profissionais nacionais e estrangeiros de várias áreas de actividade estão patentes na Galeria Municipal Paços do Concelho (piso 2) desde o dia 9 de Janeiro.
Esta iniciativa denomina-se Diários Gráficos – Desenho em Cadernos, é comissariada por Eduardo Salavisa e Carlos Mendes e realizada em parceria com o Centro Cultural de Lagos.
De referir que um diário gráfico é um caderno de dimensões transportáveis preenchido ao longo de um percurso, de um conjunto de experiências ou de uma viagem por meio de diferentes registos como desenhos, anotações escritas, esquemas ou colagens.
No âmbito daquela exposição, o serviço educativo do Edifício dos Paços do Concelho desenvolveu duas iniciativas: uma dessas foi uma mesa redonda realizada no dia 16 de Janeiro, neste último referido edifício, em que se abordou a temática dos diários gráficos e do desenho em caderno sob diferentes perspectivas, e que contou com comunicações de Pedro Cabral, Filipe Leal de Faria, Margarida Boto e Mónica Cid; e outra foi um workshop sobre diários gráficos, que decorreu no dia 30 de Janeiro, em vários locais de Torres Vedras, orientado por João Catarino e que teve 18 participações.